Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

5 Invenções incríveis criadas por brasileiros

Neste período de divergências e, consequentemente, de inseguranças causadas pela pandemia do coronavírus onde nem as autoridades conseguem chegar a mesma conclusão sobre o que é melhor para a população.

As pessoas estão precisando saber o quanto o povo brasileiro pode ser criativo, e e inspirar muitos, tanto fora quanto dentro do país, com suas invenções. Cinco invenções criadas por brasileiros para inspirar novos outros durante a quarentena.

 

5 invenções incríveis criadas por brasileiros

 

1) Urna eletrônica

Urna Eletrônica

Com o intuito de acabar com as fraudes durante as eleições surgiu a idéia no final de 1980 de criar um aparelho de votação ou seja uma máquina de votar de gravação eletrônica direta do voto chamado DRE – Direct Recording Electronic ou CEV – Coletor Eletrônico de Voto para ser utilizado nas eleições no Brasil, criado por Carlos Prudêncio.

Assim em 1985 foi implantados pelo TSE , o Tribunal Superior Eleitoral, um cadastro eleitoral informatizado e somente em 1989 ocorreu a primeira votação eletrônica válida, na cidade de Brusque, Santa Catarina, com o sistema desenvolvido por Carlos Prudêncio, juiz de direito, e seu irmão,Roberto Prudêncio.

Entretanto a urna eletrônica que automatizou 100% das eleições, no Brasil, foi desenvolvida, por uma empresa brasileira, a OMNITECH Serviços em Tecnologia e Marketing, entre 1995 e 1996, e aperfeiçoada, em 1997, para o modelo que se tornou o padrão brasileiro.

2) Abreugrafia: Radiografia de baixo custo

Radiografia

O médico Manuel de Abreu concluiu a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e tinha por objetivo dedicar-se ao estudo da radiologia e desta forma se especializou em pesquisas sobre a fotografia dos pulmões na França em um hospital franco-brasileiro.

Todavia Em 1922, volta ao Brasil, e retoma suas experiências na Inspetoria de Profilaxia da Tuberculose, no Rio de Janeiro que Nesta época registrava inúmeros casos de Tuberculose. Mas os exames convencionais eram caros e a grande maioria da população não tinha acesso.

Então o médico em 1936 descobriu que a radiografia do tórax, pela fotografia da tela radioscópica, era um método eficiente e de baixo custo que poderia ser disponibilizado à população, principalmente a mais carente.

A técnica se diferenciava da radiografia convencional pois era o resultado da impressão direta dos feixes de raio X sobre o filme radiológico, após atravessarem o corpo.

Desta forma o que se obtém é uma fotografia da imagem que aparece na radioscopia e o processo foi chamado de radiografia indireta do tórax e mais tarde denominado de Abreugrafia no Brasil.

3) Identificador de chamadas

Identificador de chamadas

O eletrotécnico Nélio José Nicolai, desenvolveu tecnologias na área de telecomunicações, tanto que em 1980, criou um aparelho que permitia identificar de onde se originava a chamada telefônica recebida.

Assim o invento ficou conhecido como BINA um acrônimo da frase “B Identifica Número de A”, onde utilizando referências técnicas de telecomunicações, “A” é o terminal originador da chamada, e “B”, o número do terminal de destino.

Desta forma o eletrotécnico Nélio José Nicolai inovou ao permitir que telefones domésticos fossem capaz se conhecer o número da extremidade de origem da chamada recebida.

4) O Doce Brigadeiro

Brigadeiro

Criado pela carioca Heloísa Nabuco de Oliveira, inicialmente, a receita foi feita como uma forma de arrecadar fundos para a campanha politica presidencial do Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato da UDN à Presidência da República em 1946.

Na campanha, ele utilizava uma propaganda bem humorada, que ficou muito popular: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”, assim suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato.

As mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do  popular “santinho” tradicional com a divulgação do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos.

Desta forma o doce, feito de leite condensado, manteiga, açúcar e chocolate em pó, inicialmente criado como uma forma de arrecadar fundos para a campanha, rapidamente ganhou popularidade e se espalhou pelo resto do país juntamente com a campanha do Brigadeiro.

Assim como nas festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do brigadeiro” que no exterior é chamado de a “Trufa Brasileira”.

Todavia Eduardo Gomes foi derrotado nas eleições, tendo a eleição sido vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra, mas o doce felizmente é popular até hoje.

Você também pode se interessar por:

5) Escorredor de Arroz

Arroz

Este simples porém muito prático utensilio de cozinha foi criado pela cirurgiã dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich no intuito de evitar que a pia se sua cozinha continuasse entupindo pelos grãos na hora de lavar.

Assim sendo em 1959 ela e o marido, que era engenheiro, montaram um protótipo feito de papel-alumínio e na sequencia a empresa Trol S/A foi a primeira a obter a licença e patente do utensílio pagando dividendos para Therezinha.

você pode gostar também