Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Conheça as cédulas do Real e o porquê do lançamento da nota de 200 reais

As trocas das moedas e, consequentemente das cédulas, tinham o objetivo principal de controlar a inflação no país. O Brasil já passou por 9 nove moedas diferentes desde 1558 e, cada mudança gera muita expectativa para que a situação econômica do Brasil estabilize. Conheça as cédulas do Real e o porquê do lançamento da nota de 200 reais.

O Real

De 1942 com o Cruzeiro até 1993  com a criação do Cruzeiro Real, a cada troca de moeda ocorria uma valorização de uma para outra de pelo menos 1.000%.

O Plano Real iniciou oficialmente em 27 de fevereiro de 1994 sancionado pelo Presidente Itamar Franco. O então novo plano econômico visava resolver o problema da alta inflação e consequente desvalorização da moeda em vigor, o Cruzeiro Real.

Assim que o novo plano econômico começou a vigorar no país, a nova moeda brasileira teve uma valorização de 2750% em comparação com a anterior, estabilizando a inflação e possibilitando o crescimento da economia nacional.

Conhecendo melhor as cédulas do Real

A Casa da Moeda e o Banco Central, juntos definiram os valores das novas cédulas que seriam postas em circulação, ou seja, notas de 1, 5, 10, 20, 50 e 100 reais, respectivamente.

Contudo nos primeiros anos de atuação do Real, as notas era coloridas com temas inéditos e diferentes de todas as anteriores. Na época a preservação da natureza já estava em constante discussão assim ficou decidido que as cédulas do Real teriam cores especificas para cada valor.

Além disso, em um dos lados da nota teria a imagem da Efígie da República, um rosto feminino baseado na pintura Liberdade Guiando o Povo do frances Eugène Delacroix, enquanto que do outro lado teria estampado a imagem de animais da fauna brasileira, no intuito de conscientizar as pessoas da importância da preservação ambiental. Assim as cédulas ganharam a seguinte apresentação:

A Primeira fase das cédulas do Real

As notas possuíam elementos gráficos de segurança diferenciados para cada cédula e na frente o símbolo feminino da Efigie e na parte posterior um animal especifico da fauna brasileira.

c̩dula de 1 real Рbeija flor

Cédula de um real

 

cédula de 2 reais- tartaruga marinha

cédula de dois reais antiga
cédula de 5 reais- garça branca

cédula de cinco reais antiga
cédula de 10 reais- arara vermelha

cédula de dez reais antiga
cédula de 20 reais- mico leão dourado

cédula de vinte reais
c̩dula de 50 reais Рon̤a pintada

cédula de cinquenta reais antiga
cédula de 100 reais- carpa

cédula de cem reais antiga

A segunda fase das cédulas do Real

De acordo com o Banco Central do Brasil as cédulas passaram por uma mudança de designe em 2010, ganhando novos elementos gráficos para dificultar as falsificações. Assim as notas adquiriram novas marcas e tamanhos diferenciados conforme o valor da nota.

Porém aos poucos o Banco Central está recolhendo as cédulas da primeira fase e substituindo pelas novas, para haver uniformização.

Além disso, recentemente uma nova cédula foi lançada em setembro deste ano, a nota de 200 reais representada pelo brasileiríssimo Lobo-Guará.

cédula de 2 reais- tartaruga marinha

cédula de dois reais nova
cédula de 5 reais- garça branca

cédula de cinco reais nova
cédula de 10 reais- arara vermelha

cédula de dez reais nova
cédula de 20 reais- mico leão dourado

cédula de vinte reais de nova
c̩dula de 50 reais Рon̤a pintada

cédula de cinquenta reais nova
cédula de 100 reais- a carpa

cédula de cem reais nova
cédula de 200 reais- o lobo Guará

cédula de duzentos reais

 

 

Entretanto apesar das cédulas terem ganhado nova versão em 2010, as notas lançadas em 1994 são válidas e estão em circulação normalmente, com exceção da nota de 1 real, transformada em moeda. Todas estas alterações evidenciam a evolução do Real ao longo do tempo.

Você também pode se interessar por: 

A nova cédula de 200 reais

Nova cédula

O lançamento de uma nova cédula, a de 200 reais com a imagem do Lobo-guará está causando inúmeras perguntas sobre a possível desvalorização do Real, pois a medida que a moeda vai perdendo valor, cédulas novas cada vez mais altas vão surgindo.

Todavia, conforme o Banco central, os verdadeiros motivo para a criação da cédula de 200 reais é a redução dos custos de emissão de notas e a ocorrência mundial de um comportamento chamado entesouramento.

Ou seja, as pessoas estão guardando dinheiro , criando reservas em casa, ao invés de fazer a moeda circular por causa do medo da crise econômica em consequência da pandemia.

Além disso, a maioria das transações financeiras estão acontecendo online, de forma digital , o que contribui para a redução de moeda circulando, dificultando o crescimento econômico.

O objetivo do Bacen com as novas cédulas de 200 reais, de acordo com seus especialistas, é estimular as pessoas que estão recebendo o auxilio emergencial a usarem as notas de alto valor na hora das compras simples do dia a dia, pois costumam ter valor baixo e assim  gerar a necessidade de notas pequenas circulando para troco, o que deve movimentar e aquecer o mercado interno novamente.

A cédula segue o tema definido em 1994 sobre a preservação da fauna nacional e o Lobo-Guará foi escolhido com base em uma pesquisa realizada em 2001 sobre quais animais deveriam estar nas novas notas a serem lançadas.

Um dos animais mais votados foi o Lobo-Guará e serão produzidas cerca de 450 milhões de cédulas, todas com 6,5 cm de altura por 14,2cm de comprimento, sendo curiosamente menor do que a de 100 reais que mede 7 cm de altura por 15,6 cm de comprimento.

Entretanto apesar das cédulas terem ganhado nova versão em 2010, as notas lançadas em 1994 são válidas e estão em circulação normalmente, com exceção da nota de 1 real, retirada de circulação em 2005 e transformada em moeda.

Por fim, segundo o Banco Central o receio da população de que a inflação esteja subindo e a moeda em processo de desvalorização por causa da criação da nota de 200 reais é totalmente compreensível, porém o Bacen garante que isto não está acontecendo.

Bacen

De acordo com os especialistas da instituição o lançamento da nota no valor de 200 reais é apenas uma medida preventiva e de econômica no caso de um aumento da demanda por dinheiro em espécie.

Todas estas alterações apenas evidenciam a evolução das cédulas de Real ao longo do tempo sob a supervisão direta dos especialistas do Banco Central.

 

Créditos de imagem: Bing Images 

 

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também