A Biblioteca mais antiga e a mais moderna do mundo: conheça estes lugares incríveis e se surpreenda!

O papel da Biblioteca sempre foi o de preservar o conhecimento produzido pela humanidade e ao mesmo tempo disponibilizar este conhecimento para quem dele precisasse. E o que não falta são bibliotecas lindas, antigas e modernas, espalhadas pelo mundo todo. Então venha conhecer a biblioteca mais antiga e a mais moderna do mundo e se surpreenda!

 Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai, Egito

mosteiro

O Mosteiro de Santa Catarina foi erguido na base do monte Sinai no Egito por ordem do Imperador bizantino Justiniano I entre 527 e 565d.C.

E possui em seu interior a biblioteca mais antiga do mundo, em funcionamento desde sua construção, tendo sido declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

De acordo com o diretor de Estudos e Pesquisas Arqueológicas no Sinai, Abdelrahman Rihan, o Mosteiro do século 6 possui em sua biblioteca cerca de 3 mil e 500 manuscritos e iluminuras cristãs em vários idiomas como armênio, árabe, grego, copta, hebraico e línguas eslavas.

Além disso em seu acervo constava o Codex Sinaiticus do século IV, uma cópia manuscrita da Bíblia em grego koiné, que atualmente está em exposição no Museu Britânico.

Entretanto os tesouros do Mosteiro não acabam no seu incrível acervo, objetos valiosos como mosaicos antigos em árabe, ícones gregos e russos, pinturas a óleo e até um relicário doado pela Czarina Catarina I da Rússia no século XVII também fazem parte da coleção de obras de arte em seu interior.

Entretanto o local esteve fechado temporariamente ao público para obras de restauração da cúpula bizantina de 46 metros quadrados e modernização do sistema de esgotos dos banheiros entre outras estruturas arquitetônicas inestimáveis.

Mas foi reaberta em dezembro de 2017 pelo ministro de Antiguidades do Egito, Khaled al Anani, após três anos de reformas e restaurações com sucesso.

Ainda segundo Abdelrahman Rihan a biblioteca do Mosteiro de Santa Catarina é a segunda mais importante do mundo, depois do acervo do Vaticano.

E sua reabertura foi um marco para o país depois dos inúmeros ataques terroristas na região, a biblioteca aberta novamente marcou o início da paz e permitiu a volta do turismo.

Você também pode se interessar por:

A Biblioteca Pública de Tianjin Binhai, China

35b Tianjin Library ©Ossip

O impressionante edifício de 5 andares foi criado pela empresa Holandesa MVRDV e faz parte de um complexo cultural que abriga mais de 1,2 milhões de livros no seu acervo.

Aliás a incrível e ultramoderna biblioteca possui 33.700 metros quadrados construídos em três anos, um tempo curto para um designe original.

Isto porque a biblioteca foi projetada para se parecer com um globo ocular em 3D tendo paredes em curvas, prateleiras em forma de terraços ondulantes permitindo que os usuários caminhem nelas como em um corredor ou se sentem nelas para ler.

Além disso tem as escadarias para facilitar o acesso aos andares e suas áreas únicas, incluindo o auditório esférico bem no centro da biblioteca, totalmente iluminado. 

Mas o desafio maior foi resolver como os livros ficariam dispostos nas prateleiras devido ao formato tão singular e ao mesmo tempo facilitando o acesso dos usuários do espaço.

Assim ficou definido que nos subterrâneos da Biblioteca ficariam os arquivos e onde seriam armazenados os livros, enquanto no térreo ficou a área de leitura para crianças e idosos, além do auditório, saguão principal e as escadarias de acesso aos demais níveis do edifício de 5 andares.

Então no primeiro e segundo andares ficaram os livros diversos, áreas de leitura e de estar para os demais frequentadores do ambiente. Entretanto nos demais andares estão localizadas as salas de informática, de áudio e vídeo, além dos escritórios e dos terraços.

Surpreendentemente o resultado das paredes curvas com as prateleiras onduladas em vários andares, criaram várias camadas lindas com luz e sombras transformando o ambiente numa obra de arte.

Inegavelmente o resultado é um espaço agradável, iluminado e com áreas de leitura bastante convidativas, cheias de luz natural.

Enquanto para as pessoas do lado de fora do prédio, no pátio da biblioteca, a visão é de um gigantesco globo ocular com uma pupila enorme totalmente iluminada formada pelo auditório central.

Apesar da construção ser magnifica sozinha a biblioteca mais moderna do mundo  é parte de um complexo formado por cinco edifícios culturais existentes na cidade, desenhados por arquitetos de fama internacional e estrangeiros, que foram convidados pelo governo chines a criarem o complexo.

Tanto que os cinco edifícios estão interligados por um corredor público, rodeado por marquises e cobertas por vidro para que entre o máximo de luz natural, facilitando aos visitantes visualizar todos os prédios que compõe o centro cultural.

Embora a construção seja espetacular e ultramoderna no que se refere ao designe, a verdade é que os arquitetos e engenheiros precisaram obedecer à risca as ordens do governo chines, pois o espaço disponibilizado para o complexo foi estritamente definido pelo governo e era fundamental ser respeitado.

De acordo com Winy Maas cofundador da empresa holandesa responsável pela criação da biblioteca pública “…As estantes são ótimos espaços para se sentar e, ao mesmo tempo, permitem acesso aos pavimentos superiores. Os ângulos e as curvas destinam-se a estimular diferentes usos do espaço tais como ler, andar, conhecer e discutir. Juntos formam o “olho” do edifício: para ver e ser visto”.

Aliás devido ao modo como a luz natural foi muito bem utilizada e aproveitada no ambiente, a biblioteca pública estava de acordo com o selo de eficiência energética da China Green Star, ganhando o status de duas estrelas em economia de energia. Sem dúvida o planeta agradece.

Créditos de imagem: 3839cab756f416c61126e7a611e969f4.jpg (550×435) (bp.blogspot.com) ;Biblioteca Tianjin Binhai / MVRDV + Tianjin Urban Planning and Design Institute | ArchDaily Brasil .

Capa: Biblioteca Tianjin Binhai / MVRDV + Tianjin Urban Planning and Design Institute | ArchDaily Brasil

Comentários
Carregando...