Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Chiclete: você sabia que ele é feito de borracha e petróleo?

Chiclete, balas, pirulitos e muitos outros doces são sucesso entre as crianças o ano todo. Mas você já se perguntou como são feitos algumas dessas guloseimas? E o Chiclete, você sabe como é feito? Então venha descobrir.

Chiclete de borracha?

chiclete sapoti

Morango, uva, cereja, hortelã são tantos sabores diferentes de chiclete e alguns ainda vem recheados com aquela calda doce que deixa qualquer criança muito feliz.

 Aliás tem até chiclete capaz de pintas a boca de azul, preto ou verde produzidos especialmente para o Halloween, com formatos assustadores e nomes estranhos como baba de zumbi e olho de bruxa.

Mas existe muito mais no chiclete do que açúcar e diversão, pois acredite ou não esse doce é feito de borracha. Como assim?

Pois é a goma-base do chiclete e principal ingrediente desta guloseima antigamente era de látex, substância que vinha da seiva de uma árvore chamada Sapoti. Mas hoje é feita de forma sintética com derivados do petróleo como a resina e a parafina.

Então, o mesmo látex que era utilizado na goma do chiclete é usado até hoje na produção da borracha.

Entretanto apesar da produção do chiclete ter mudado e ser a base de petróleo, não há motivos para preocupações.

Afinal essa nova substância é fiscalizada no mundo todo por diversos órgãos responsáveis pela vigilância sanitária, assim como no Brasil temos a Anvisa que executa esse controle.

Agora, não podemos esquecer que existem outros ingredientes além da goma, que são o açúcar e o xarope de glicose. Aliás é o xarope que deixa a goma mais pegajosa e fácil de mastigar.

 Desta forma o chiclete vai liberando o doce e o sabor artificial adicionado juntamente com o corante, gradualmente, durante a mastigação.

Tanto que algumas marcas foram além, recheando seus chicletes com uma calda com o sabor concentrado, fazendo com que o gosto do doce durasse muito mais tempo.

Quem inventou o chiclete

spruce gum

Entretanto nem sempre o chiclete foi saboroso como a guloseima que estamos acostumados. Na verdade, é de conhecimentos dos historiadores e arqueólogos que na Finlândia, a milhares de anos, os povos mastigavam a goma da bétula para tratar infecções nas gengivas.

Com toda a certeza devido a presença dos fenóis, substâncias antissépticas, capazes de auxiliar na redução da dor e das inflamações.

Porém foi somente em 1848 quando John Curtis criou nos Estados Unidos a Pure Spruce Gum que algo mais aparecido com o chiclete que conhecemos hoje, nasceu. Apesar de ser feito de parafina e não ter um sabor muito bom, foi um sucesso na época.

Até que em 1860 Thomas Adams Junior conheceu no México a goma feita de seiva de sapoti, muito mais leve e refrescante na hora de mascar do que a tradicional de parafina. Assim Adams apenas alterou o chiclete mexicano colocando licor nele para lhe dar o sabor que desejasse.

 Contudo o chiclete se tornou a goma de mascar popular de hoje somente após muitas alterações, quando Walter Diemar, em 1928, descobriu como fazer o chiclete de bola, além de adicionar o famoso corante rosa a goma-base dando ao chiclete a imagem tão característica desta guloseima.

Você também pode se interessar por:

Chiclete para todos os gostos

chiclete rosa

Surpreendentemente existe diferentes tipos de chicletes, tanto quanto diferentes tipos de sabores para escolher.

Por exemplo, o chiclete de bola é aquele que depois de mastigas bastante é possível fazer aquelas bolas enormes, sucesso entre a criançada.

 Mas também tem a goma de mascar, geralmente feito com o sabor mais concentrado para ir soltando durante mais tempo enquanto é mascado.

 Esse é o preferido após as refeições quando não se tem tempo para escovar os dentes ou precisa enganar a fome um pouco mais.

Entretanto não pense que acabou, existe chiclete dental, que auxilia na higiene na boca e dos dentes e até chiclete no palito. Além disso tem os medicinais que ajudam a parar de fumar e os dietéticos para que diabéticos e os interessados em emagrecer não precisem abrir mão deste doce. E você, já escolheu o seu favorito?

Créditos de imagem: foto 1 www.omundodaquimica.com.br/curiosidade/chiclete ; foto 2 https://americacomesalive.com/chewing-gum-first-gum-made-sold/ ; foto 3 https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2017/05/substantivo-exercicio-contextualizado.html

Capa: www.jornalciencia.com/9-beneficios-de-mascar-chiclete/

você pode gostar também