O Miojo: a maior invenção do século XX é japonesa e não envolve tecnologia de ponta

Inegavelmente quando se pensa em invenções de sucesso do século XX vindas do Japão, logo vem à mente coisas como tecnologia de ponta e Inteligência Artificial. Mas apesar de ser japonesa não envolve tecnologia mas sim o macarrão instantâneo: o Miojo!

Uma ideia revolucionária

chef 4807317 640

Um velho ditado já dizia: “A necessidade é a mãe de todas as invenções“. E Momofuku Ando provou ser verdade enquanto tentava fazer seu negócio dar certo, em um Japão arrasado pelo pós-guerra.

Inegavelmente a escassez de alimento era uma realidade e filas enormes se formavam nos pontos de distribuição de comida.

Além disso o Ministério da saúde japonês tentava convencer a população a consumir o pão feito com farinha de trigo enviada pelos Estados Unidos como forma de minimizar a fome.

Porém as pessoas não tinham o hábito de consumir pão o que tornava a aceitação ao alimento oferecido pelo governo, muito difícil.

Assim ao perceber isso Momofuku Ando resolveu mudar o ramo do seu negócio do setor têxtil para o setor de alimentos. E tentar criar uma receita que matasse a fome e fosse culturalmente aceita pelo povo japonês.

Desta forma após várias tentativas frustradas, em 25 de agosto de 1958 Momofuku Ando lançou o primeiro macarrão instantâneo pré-pronto do mundo chamado: Chikin Ramen.

Miojo: a maior invenção do século XX

japanese food 5902146 640

Então para surpresa de muitos e até do próprio criador da receita, o macarrão instantâneo pré-pronto, conhecido como miojo, foi um sucesso.

Embora só tivesse um sabor, o de frango, e ainda um preço inicial considerado alto para o período de pós guerra, o miojo foi bem aceito pela população por ser familiar a cultura oriental.

Além disso devido ao tempo rápido do preparo, somente três minutos para ter uma refeição quente e nutritiva, as filas nos bancos de alimento começaram a reduzir.

De acordo com o próprio Ando “A paz está garantida enquanto não houver fome“.

Inegavelmente o sucesso do macarrão instantaneo pré-pronto ou miojo alcançou todo os país e logo Momofuku Ando tinha em suas mãos um produto rentável e popular que acabou sendo considerado a invenção do século.

Você também pode se interessar por:

O Miojo hoje em dia

nissin lamen

Em muito pouco tempo o Miojo saiu de Osaka, a cidade japonesa onde foi criado, para conquistar o mundo.

Tanto que hoje é possível encontrar miojo pré-pronto em todos os lugares do planeta.

Além disso com o sucesso veio também a necessidade de ter mais opções de sabor.

Assim, ainda é possível comer miojo sabor frango, mas também de carne, legumes e até de churrasco.

Contudo o mais surpreendente de tudo isso é saber que a invenção mais importante do Japão no século XX não envolve inteligência artificial nem nenhuma tecnologia de ponta, apenas uma receita simples de macarrão instantâneo.

Entretanto é claro que com o processo de industrialização em escala mundial muitas coisas mudaram no modo de preparo do miojo desde a sua criação em 1958.

Mas o seu inventor Momofuku Ando continuou supervisionando e aprovando as novas receitas de miojo da sua empresa a Nissin Food Products Co. LTDA, até o ano de sua morte.

O “pai” do miojo, o macarrão instantâneo pré-pronto morreu em Osaka no Japão aos 96 anos de idade no dia 5 de janeiro de 2007.

Mas deixou como legado uma ideia simples porém genial, além de uma empresa milionária.

Atualmente o miojo continua sendo servido no Japão. O prato oferecido em Osaka custa cerca de 1,25 dólares, um valor considerado irrisório no país.

Afinal é menos que a metade do preço de um prato simples em qualquer restaurante japonês.

Créditos de imagem: Pixabay

Comentários
Carregando...