O Coringa: a intrigante origem do personagem

De todos os vilões icônicos do cinema existe um em especial que, apesar de não possuir super poderes, é um gênio do crime e um sucesso quando aparece nas telonas: O Coringa. Mas você conhece a intrigante origem deste personagem? Sádico, classificado como psicopata, este vilão faz da vida do Batman uma verdadeira piada de mal gosto, para delírio dos fãs deste “Palhaço do Crime”.

O Coringa

O Coringa

O eterno inimigo do Batman, o Coringa apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da DC Comics em 1940 como um psicopata frio, sádico e irônico. Entretanto alguns anos depois o transformaram em um ladrão brincalhão devido a regulação do código dos quadrinhos ou o Comic Code Authority. Porém a partir de 1970 o personagem pode retornar as suas origens sádicas voltando a ser o personagem psicopata capaz de crueldade extrema.

O mais impressionante neste vilão, além do seu sorriso sarcástico, que se tornou sua marca registrada, é o fato de não possuir nenhum tipo de super poderes mas uma inteligência e genialidade iguais ou mesmo superiores ao do herói Batman.

O Coringa, possui várias versões sobre sua origem sendo a mais popular a que foi criada em 1951, quando o vilão tentou roubar uma fábrica onde teria trabalhado como engenheiro químico e acaba caindo dentro de um tanque de resíduos tóxicos que branqueiam sua pele, tornam seus cabelos verdes e a boca vermelha e desfigurada em um eterno sorriso macabro. Este incidente teria transformado sua psicopatia em loucura, tornando-o ainda mais perigoso. Além disso o roubo foi impedido pelo Batman, assim o Coringa o responsabiliza por seu acidente e volta seu ódio contra o herói.

Alguns anos depois, o cinema deu ao Coringa cada vez mais requintes de loucura e crueldade, além de uma parceira romântica, a Arlequina, sua antiga psiquiatra.

O Personagem criado por Jerry Robson, Bill Finger e Bob Kane além de louco, psicopata e grande conhecedor de várias áreas da ciência é um estrategista excelente. A sua arma mais famosa é o gás do Riso, criado por ele e, que mata suas vítimas de tanto rir, deixando-as com a pele branca, cabelos verdes.

Você também pode se interessar por:

O Homem Que Ri

O Homem Que Ri

O Homem Que Ri seria a segunda teoria sobre a origem do Coringa teria sido o personagem principal deste filme, uma adaptação do romance de Victor Hugo, interpretado por Conrad Veidt  em 1928.

Na história o personagem principal tem o rosto desfigurado num sorriso medonho feito intencionalmente por um médico cirurgião como punição, quando o personagem era criança.

Devido a aparência marcante e assustadora do protagonista, o filme era classificado como terror quando na verdade, a história escrita por Vitor Hugo é um drama romântico no estilo do Corcunda de Notre Dame, do mesmo autor.

O Homem Que Ri é um filme mudo produzido pelos estúdios da Universal Pictures e conta a história de Gwynplaine um garoto filho de um nobre inglês. O pai foi acusado de traição à coroa britânica e condenado a morte, enquanto o garoto seria marcado no rosto pelo resto da vida, ficando desfigurado com um sorriso medonho eternamente.

O menino então conhece Dea uma garotinha órfã e, juntos, são adotadas por um homem chamado Ursus que cuida deles até se tornarem adultos. O Problema é que Gwynplaine se apaixona por sua amiga e irmã de crianção. Mas por causa de sua deformidade tem vergonha por se achar indigno da moça devido a sua aparência grotesca.

O Ator Conrad Veidt, de acordo com cartazes da época, teria ficado bastante semelhante fisicamente ao Coringa de 1940. Entretanto nenhum dos criadores do personagem mencionam qualquer relação entre o protagonista de Conrad Veidt no filme O Homem Que Ri e o arqui-inimigo do Batman.

Todavia, apesar do filme ser bastante antigo vale a pena assistir e conferir, para quem quiser tirar as próprias conclusões.

 

Créditos de imagem: Bing images

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Comentários
Carregando...