Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Saiba como surgiu o Dia dos Namorados

Na Europa e nos Estados Unidos o Dia dos Namorados é comemorado no mês de fevereiro e é conhecido pelo Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day. Diferente do nosso, que é comemorado no dia 12 de junho, e é celebrado as vésperas do dia do Santo Antônio de Lisboa, que é conhecido como o “Santo Casamenteiro”.

Mas independente do país que é comemorado o Dia dos Namorados, essa data é muito esperada para celebrar o amor entre os casais de namorados. É um dia de troca de afeto; de demonstrar a pessoa amada a importância desta união. É o dia para um jantar romântico, um buque de flores, olhares apaixonados; é o dia do amor.

 

Mas afinal, qual a origem do Dia dos Namorados no Brasil?

Antes de mais nada, temos que entender o porquê todos os outros países comemoram essa data no dia 14 de fevereiro e só no Brasil ela é comemorada no dia 12 de junho.

Em nosso país, a data tem uma história diferente ao Dia dos Namorados comemorado nos Estados Unidos. Ela está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio), que viveu entre os anos de 1195 e 1213. Frei Fernando de Bulhões, em suas pregações, destacava a importância do casamento e do amor e foi canonizado pelas suas mensagens, ganhando a fama de “Santo Casamenteiro”.

No ano de 1953, comerciantes organizaram o primeiro Dia dos Namorados no Brasil e foi escolhida por ser véspera do dia em que Santo Antônio faleceu. Essa data não foi escolhida por acaso. Era uma época de poucas vendas para o país e o Dia das Mães já tinha acontecido, sendo que o Dia dos Pais ainda estava longe para chegar. Nesta lacuna tinha as comemorações das festas juninas, porém, era uma data em que o comércio vendia apenas comida e roupas típicas para as festas.

Você também pode se interessar:

Nesse sentido, para alavancar as vendas que neste período eram baixas, os comerciantes encontraram na data a oportunidade que precisavam. E hoje, mesmo depois de tantos anos da primeira comemoração, a data ainda é comemorada anualmente.

Comercialmente, é uma das datas mais esperadas pelo comércio, pois movimenta a economia, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.

 

E qual a origem do Dia de São Valentim?

O Dia de São Valentim, o Dia dos Namorados americano, provavelmente vem de Roma, de um antigo festival que se chamava Lupercalia e era realizado sempre no dia 14 de fevereiro. Era uma festa que prestigiava a fertilidade e homenageava a Deusa da mulher e do casamento, Juno, e o Deus da natureza, Pan.

Já a história do dia de São Valentim, trata da luta que ele teve contra as ordens do imperador Cláudio II, que proibiu o casamento, pois acreditava que os solteiros eram melhores para as guerras.

Mesmo com a proibição do imperador, São Valentim continuou celebrando casamentos. Ele foi descoberto, preso e condenado à morte. Enquanto cumpria sua pena na prisão, São Valentim recebia muitas flores e bilhetes que diziam que ainda acreditavam no amor. Na prisão, São Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e milagrosamente a devolveu a visão.

Em sua execução, São Valentim escreveu uma carta de adeus para o seu amor, na qual ele assinou “De seu Valentim” ou “De seu Namorado”.

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

você pode gostar também