Jóias bizarras feitas com partes humanas

As jóias fazem parte da história da humanidade a séculos e com os mais váriados simbolismos como indicação de status social,simbolos religiosos, estado cívil, no exercito como patente militar e até como demonstração de luto e amor eterno ao falecido, seja um familiar ou um animal de estimação.

Assim como a humanidade, o processo de criação das jóias evoluíram até alcançar a qualidade e beleza atuais. Porém exitem pessoas que não
se interessam apenas pela beleza ou valor das peças usadas e sim pelo tanto de exóticas que podem ser. Entretanto existem jóias bizarras feitas com partes humanas. Desta vez os estilistas de jóias ultrapassaram os limites da criatividade ao usarem como matéria-prima: unhas cortadas cabelos humanos,cinzas, ossos e dentes.

Jóias Memoriais

Jóia memorial de vidro

As jóias são feitas com uma colher de chá das cinzas do familiar ou do animal de estimação misturado em vidro, compondo peças únicas feitas por um grupo de artistas dedicados a ajudar as famílias a celebrar a vida e a eterna lembrança de seus entes queridos.

De acordo com Dave Blake  “em 2009, após o falecimento de minha avó,comecei a me interessar pela arte memorial e sua história em várias culturas e sociedades. E cheguei a uma conclusão: na minha humilde opinião, nossa sociedade havia perdido uma conexão artística com o fim da vida e eu assumi a minha missão de mudar isso.” disse o o fundador da Spirit Piece.

Assim como ele, os artistas que trabalham na empresa acreditam na cura da dor da perda pela arte e sua beleza. Desta forma, as cinzas misturadas as peças de vidro ficam lindas e, ao mesmo tempo, são eternas. Além disso podem ser usadas todos os dias, em anéis ou pingentes e até em versões maiores, como belas mini esculturas em vidro.
Ainda de acordo com os artistas, cada peça é feita especificamente para o cliente com todo o respeito e, são onde as cinzas de seus entes queridos criam uma bela memória duradoura que podem ser passadas através das gerações.

Colares e Brincos de ossos

Cruz de ossos

Em 2011 a empresa Sunspot Designs uma joalheria especializada em jóias no estilo gótico, criou uma linha um tanto macabra chamada Churchyard, que utilizava como matéria prima ossos humanos. Segundo a proprietária da empresa Columbine Phoenix “Um amigo meu que estava na faculdade de Medicina me disse que o departamento dele estava tentando renovar a sua coleção e me perguntou se eu queria comprar alguns ossos para o meu
trabalho. Quando me mostrou eles, foi amor à primeira vista. Marfim feito em casa! Foi como ver as primeiras fotografias que os astronautas tiraram da Terra vista do espaço. Fiquei pensando: ‘estes somos nós, somos todos nós’. Cada um de nós é um milagre vivo, um milagre que respira” .

A famosa designer continua seu trabalho, recebendo a matéria prima de museus e outras faculdade. De acordo com ela “A morte faz parte da vida” e é isso que tornaria seu trabalho ainda mais marcante.

Anéis, Brincos e Pingentes de Dentes

Anel com dente humano

Tribos africanas e tribos indígenas brasileiras e americanas já usavam dentes de animais como acessórios em colares, braceletes e brincos. Aliás, os dentes mais utilizados eram os caninos de ursos e lobos. Atualmente, alguns designers criam peças como alianças de noivado, anéis ,brincos e colares com dentes humanos.

Por Exemplo o ourives Kaitland Axelrood, dos EUA que desenhou e  desenvolveu uma linha de jóias  feitas com dentes humanos. Alguns casais acharam que seria romântico colocar na aliança o dente da pessoa amada ou o seu próprio, decorados com pedras preciosas para dar um toque especial. Desta forma o ourives, um apreciador de peças neste estilo, aceitou a idéia criando vários acessórios, além de usar ossos e dentes de animais na confecções de outros itens de sua coleção.

Brincos, Pingentes e Colares de Cabelos

Brincos feitos de cabelos

Em 2014 a designer de joias Polly Van der Glas criou uma nova linha de acessórios usando materiais obtidos através de doação voluntária feitas através do site oficial da marca. As peças foram produzidas artesanalmente usando cabelos de várias pessoas mesclados com metais semipreciosos como prata e preciosos como ouro amarelo e rose .De fato a linha é composta por pingentes, brincos e colares, além disso quem doou uma parte do seu corpo teve o direito de ganhar 10% de desconto na compra de uma das joias da coleção exótica. Entretanto como a matéria-prima é composta por elementos orgânicos humanos, todas as partes recebidas foram  esterilizadas antes de serem incorporadas as peças.

Todavia a marca também tem opções para aqueles que não são adeptos da ideia de usar partes de outras pessoas como acessórios. Assim foram criadas jóias que apenas imitam cabelos e dentes, mas que são produzidas em ouro e prata.

Anel de Noivado Japonês Feito de Unhas

No Japão, um artista chamado Kiwami desenhou e fez toda a confecção de um anel de noivado muito pessoal, produzido com suas próprias unhas, que foram guardadas por um ano inteiro.
Primeiramente, o artesão transformou os pedaços de suas unhas cortadas em um pó bem fino, queimou e misturou a outras substâncias. Tudo para fabricar uma espécie de diamante muito particular. O processo foi todo postado no jornal South China Morning Post, de Hong Kong e em um vídeo no youtube. Então a pedra negra e fosca foi lapidada na forma de diamante e colocada em um anel de prata. Literalmente a noiva tem um pedaço do noivo só para ela.

Você também pode se interessar por:

 

Jóias Bizarras Feitas com Partes Humanas

Bracelete vitoriano com cabelo humano

Inegavelmente este tipo de acessório não chega a ser uma novidade para a sociedade, principalmente porque muitas mães não resistem em colocar os primeiros dentinhos de leite dos seus pequenos, em belos pingentes. Além disso, na era Vitoriana era comum usar jóias feitas com cabelos, como forma de homenagear os mortos.

Entretanto, por mais que seja considerado criativo usar ossos humanos, dentes, unhas e mesmo cabelos de outras pessoas, completamente estranhas, como acessório, por mais esterilizados que possam ser, ainda é uma questão muito pessoal de estilo e personalidade . Com certeza visando um publico bem especifico.

 

Créditos de imagem: Columbine Phoenix ‘Churchyard’ collection

Comentários
Carregando...