Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Alergia: conheƧa os tipos e sintomas mais comuns

Com a chegada da primavera muitas pessoas, de todas as idades sofrem de alergia ao excesso de pĆ³len no ar. Mas a primavera nĆ£o Ć© a Ćŗnica culpada pelas reaƧƵes alĆ©rgicas pois existem indivĆ­duos sensĆ­veis a vĆ”rios agentes sensibilizantes. Por exemplo alergia alimentar, de contato, respiratĆ³ria, medicamentosa e atĆ© emocional. ConheƧa um pouco sobre os sintomas e saiba como proceder.

Alergia Alimentar

Edema de pƔlpebra

A alergia alimentar ser confirmada Ć© necessĆ”rio fazer um exame especifico para determinar se a reaĆ§Ć£o fĆ­sica que o paciente teve ao ingerir determinado alimento foi devido a uma reaĆ§Ć£o do sistema imunolĆ³gico.

Geralmente as pessoas confundem intoxicaĆ§Ć£o e intolerĆ¢ncia alimentar com alergia, mas neste dois casos nĆ£o existe manifestaĆ§Ć£o do sistema imunolĆ³gico a qualquer substancia presente na composiĆ§Ć£o do alimento.

Por exemplo um individuo pode come um alimento contaminado por bactĆ©rias como a salmonela e sofrer uma intoxicaĆ§Ć£o, com sintomas como vĆ“mito, diarreia e febre.

Assim como uma pessoa intolerante a lactose ( o aƧĆŗcar do leite) ou ao glĆŗten, presente no trigo, pode ter os mesmos sintomas, acompanhados de muita dor abdominal e dependendo do grau da intolerĆ¢ncia, precisar de atendimento mĆ©dico.
Todavia nos casos de alergia clinicamente comprovada por um especialista, o paciente ao ingerir determinado alimento como amendoim ou morangos, por exemplo, tem seu sistema imunolĆ³gico reagindo de forma extremaĀ  Ć  estes alimentos como se fossem um agente patogĆŖnico.

EntĆ£o provocam uma reaĆ§Ć£o fĆ­sica intensa como urticĆ”ria, asma, edema nas mucosas como na boca e garganta, dores de cabeƧa, alĆ©m de vĆ“mitos e diarreias. De acordo com os especialistas os alimentos que costumam causar reaƧƵes alĆ©rgicas mais frequentemente sĆ£o:
amendoim, nozes, leite de vaca, glĆŗten, ovos, morangos, tomates frutos do mar, soja e alguns alimentos industrializados devido a presenƧa de corantes e conservantes como glutamato monossĆ³dico.

Alimentos sensibilizantes

A melhor forma de determinar se a reaĆ§Ć£o fĆ­sica negativa apĆ³s ingerir determinado alimento Ć© alergia, intoxicaĆ§Ć£o ou intolerĆ¢ncia Ć© a avaliaĆ§Ć£o de um mĆ©dico especialista.

Alergia de Contato

Dermatite de contato

A alergia de contato ou, mais precisamente, alergia dermatolĆ³gica ocorre quando a pele entra em contato com alguma substancia capaz de provocar reaƧƵes nocivas na derme, as doenƧas de pele.

As dermatites podem ser hereditĆ”rias ou de contato. quando a reaĆ§Ć£o imunolĆ³gica exagerada ocorre por fatores ambientais como presenƧa de pĆ³len, poeira e temperaturas extremas de frio e calor causando lesƵes inflamatĆ³rias crĆ“nicas na pele Ć© caracterizada por dermatite hereditĆ”ria.

PorĆ©m se a reaĆ§Ć£o Ć© devido ao contato da pele com substancias colocadas diretamente sobre o tecido, como sensibilidade a bijuterias, detergentes ou maquiagens, entĆ£o fica caracterizado uma dermatite de contato e a lesĆ£o ocorre, geralmente, apenas onde a substancia encostou.

Todavia, existe um tipo comum de dermatite que pode ser causada por muitos fatores ficando difĆ­cil identificar o agente especifico causador da alergia, a UrticĆ”ria. A pele urticada apresenta vermelhidĆ£o e febre local, sensĆ­vel ao toque com muito prurido, ou seja, coceira, alĆ©m de facilmente atingir o corpo todo.

Urticaria

As causas da reaĆ§Ć£o pode ser alimentar, medicamentosa, de contato e atĆ© emocional. A melhor maneira de receber um diagnĆ³stico e tratamento corretos Ć© com ajuda mĆ©dica.

Alergia RespiratĆ³ria

Alergia respiratĆ³ria

A mais popular das alergias, tambĆ©m chamada de Rinite, Ć© muito mais frequente na primavera devido ao aumento da quantidade de pĆ³len no ar.

Entretanto, existe uma parcela da populaĆ§Ć£o que sofre de Rinite o ano todo por serem sensĆ­veis a outros agentes como poeira, mofo, perfume, fumaƧa entre outros.

A rinite afeta as vias respiratĆ³rias, sistema digestivo e atĆ© a pele, deixando-as irritadas quando em contato com o agente causador da alergia. Os olhos ficam vermelhos, coƧando e inchados, os espirros sĆ£o constantes e a coriza intensa.

Asma

Infelizmente as Ćŗnicas formas de resolver o problema da rinite alĆ©rgica Ć© o uso de anti-histamĆ­nicos, prescritos por um mĆ©dico, evitar contato com o agente causador sempre que possĆ­vel, alĆ©m do uso de mĆ”scara nos casos mais extremos.

VocĆŖ tambĆ©m pode se interessar por:Ā 

Alergia Medicamentosa

angioedema

De acordo com a ANVISA, a Agencia Nacional de VigilĆ¢ncia SanitĆ”ria a reaĆ§Ć£o alĆ©rgica medicamentosa Ć© uma reaĆ§Ć£o de efeito nocivo para a saĆŗde, nĆ£o proposital e indesejado causado pela ingestĆ£o de determinado fĆ”rmaco na dose terapĆŖutica habitual para fins terapĆŖuticos, profilĆ”ticos ou diagnĆ³sticos.

O sistema imunolĆ³gico reage aos princĆ­piosĀ  ativos do medicamento, interpretando essas substancias como agentes nocivos ao organismo, causando reaƧƵes fĆ­sicas adversas e muitas vezes inesperadas.

Os medicamentos mais comuns com efeitos alĆ©rgicos relatados sĆ£o: Acido acetilsalicĆ­lico, Dipirona, medicamento a base de sulfa e alguns anti-inflamatĆ³rios nĆ£o esteroides como o Diclofenaco sĆ³dico.

alergia medicamentosa

Os sintomas mais frequentes de reaĆ§Ć£o alĆ©rgica medicamentosa sĆ£o reaƧƵes cutĆ¢neas como urticĆ”ria, asma, dores de cabeƧa, nĆ”usea e diarreia.

Alergia Emocional

alergia emocional

A alergia de fundo emocional ou PsicossomƔtica atinge pessoas que enfrentam situaƧƵes de stress intenso e constante. O individuo com este tipo de alergia pode desencadear sintomas variados similares aos causados por agentes externos como alimentos ou medicamentos.

Assim o psicossomĆ”tico pode sofrer de asma atĆ© urticĆ”ria, ficando difĆ­cil encontrar o agente causador, pois muitas pessoas sĆ³ descobrem terem reaƧƵes alĆ©rgicas emocionais depois de uma avaliaĆ§Ć£o profissional.

SituaƧƵes como a morte de um ente querido, mĆ” situaĆ§Ć£o econĆ“mica, stress no trabalho, crise conjugal, todos sĆ£o fatores que geram desequilĆ­brio e se constantes podem desencadear reaƧƵes imunolĆ³gicas intensas.

Quando isto ocorre, o individuo fragilizado apresenta sinais fĆ­sicos como Ā urticĆ”ria, diarreia, herpes labial, enxaqueca e, em casos mais extremos angioedema.

enxaqueca

Portanto se estas situaƧƵes estressantes ou alguns destes sintomas forem algo comum na rotina de vida de alguƩm, Ʃ fundamental que a pessoa com estes sinais, vitima destas reaƧƵes exageradas, procure ajuda profissional para ter melhor qualidade de vida.

 

CrĆ©ditos de imagem: Bing ImagesĀ 

EntĆ£o, gostou da matĆ©ria?

Que tal nos seguir tambĆ©m no Facebook e no Twitter? Assim poderĆ” acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, SaĆŗde, Entretenimento, CiĆŖncia e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

vocĆŖ pode gostar tambĆ©m