Os perigos para seus amigos peludos durante o Natal

As férias estão cheias de riscos para os nossos amigos peludos. É preciso tomar alguns cuidados para manter seu animal de estimação seguro.

Momento de reunir a família, muita alegria, boas risadas, mas infelizmente, para alguns donos de animais, momentos de correr para o veterinário. Embora seja época de aproveitar as festividades, temos que lembrar que o que é bom para nós, pode ser perigoso ao seu animal de estimação e por isso, vamos dar algumas dicas de como você pode proteger ele nesta época do ano.

1 – Chocolate

Nunca dê chocolate ao seu cachorro, pois apenas 25 gramas podem intoxicar um animal de 20kg. A Teobromina, é o nome do componente encontrado no chocolate, capaz de intoxicar e levar a morte o seu animal de estimação. Quanto mais escuro o chocolate, mais Teobromina ele contém.
Sabemos que nesta época do ano, temos uma infinidade de doces que possuem chocolate em suas receitas, e assim como nós, nossos amigos peludos adoram um pedaço. Além disso, damos ou recebemos presentes que possam conter chocolate no seu interior e temos que ter muito cuidado ao deixá-lo de baixo da árvore de natal, ao alcance de nossos pets.

2 – Xilitol

O Xilitol é uma substância muito utilizada para substituir o açúcar na fabricação de diversos produtos. Para cães, esta substância é altamente tóxica e em pequenas doses, pode causar sérios problemas a sua saúde.
A chance de que produtos que tenham Xilitol sejam mais presentes nesta época do ano é muito maior, exigindo uma grande atenção dos proprietários de cachorros.

3 – Medicamentos dos hóspedes

Sabemos que quem é dono de um animal de estimação, sabe o cuidado que se deve ter em manter seus medicamentos bem guardados, fora do alcance deles, porém, se tiver convidados, talvez eles não sejam tão cautelosos quanto você e possam acabar criando uma oportunidade para um cão ou gato faminto, devorar algo que possa vir a fazer muito mal a eles.

4 – Enfeites da árvore de Natal

As luzes elétricas são uma opção muito boa para deixar sua árvore de Natal ainda mais colorida e iluminada, mas podem trazer um enorme perigo para seu animal de estimação que costuma roer qualquer coisa que encontra, ainda mais quando esta coisa é novidade.

O brilho das luzes pode chamar a atenção do animal e ele com certeza irá tomar um choque se morder os fios, além disso, caso fique um fio desencapado, há um grande risco de iniciar um incêndio.

5 – Plantas de Natal

Muito tradicionais na época de natal, a Poinsétia chama a atenção com suas folhas vermelhas. Utilizadas na decoração, trazem bastante vida e cor para a sua casa, porém, estão entre as plantas toxicas que se ingeridas pelo seu animal de estimação, podem fazer muito mal.

Sua seiva pode causar irritação em toda cavidade bucal, esôfago e estomago. Além disso, o contato do seu bichinho com as folhas para cheirá-la, pode causar irritação também nos olhos e por isso é necessário manter as plantas em um local aonde eles não tenham fácil acesso.

6 – Estresse

A mudança de rotina pode sobrecarregar o seu animalzinho nas festas de final de ano. É época de reunir a família e os amigos, e todo esse movimento pode estressar seu amigo peludo, por isso, quando tiver muitos convidados em sua casa, permita que seu pet tenha um espaço reservado somente para ele.

7 – Fuga de seu pet

Os feriados de final de ano podem criar diversas oportunidades para os animais escaparem ou se perderem. Ao sair de férias, algumas pessoas deixam seus amigos peludos com uma babá e embora pareça estar em boas mãos, ninguém melhor do que seus donos para saber de todas as suas manias. A mudança de ambiente ou mesmo de rotina, podem possibilitar uma oportunidade para o pet fugir.

Mesmo levando o animal de estimação com você nas suas férias, caso ele venha a fugir, por estar em um ambiente desconhecido, ele não vai encontrar o caminho de volta para casa e por isso é muito importante que seu animalzinho esteja utilizando uma identificação com o número de seu telefone.

Comentários
Carregando...