Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Dicas fáceis para usar óculos e máscara sem embaçar

Para quem usa óculos, as máscaras, tão necessárias para a proteção contra os Sars-CoV2, podem gerar um certo problema pois o hálito e a respiração soltam ar quente que condensam na superfície das lentes, embaçando-as e impedindo a visão.

Porém na tentativa de resolver este problema, pois ambos os itens precisam ser usados juntos, procuramos dicas que possam solucionar a questão do aspecto embaçado dos óculos.

De acordo com vários médicos existem truques simples e maneiras de acomodar a máscara com o óculos de forma a evitar este desconforto. Assim separamos 5 Dicas simples para usar óculos com máscara sem embaçar

2) Ajuste correto da máscara

Ajuste a máscara corretamente

Muitos médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde precisam usar óculos e máscaras juntos no trabalho em hospitais e clinicas.

Assim acabem desenvolvendo algumas técnicas para evitar lentes embaçadas. Então, uma destas é ajustar corretamente a máscara, pois modelo tipo cirúrgico descartável tem uma tira de metal dobrável sobre o nariz que permite ajuste para mais ou menos apertado, chamado clip nasal.

Assim basta ajustá-lo corretamente sobre o nariz a fim de evitar que suba a umidade e embace o óculos.

Porém, não se deve esquecer que após ajustar a máscara, se não ficar da forma correta e ela começar a irritar o rosto ou ainda embaçar as lentes, higienize as mãos antes de mexer nela para novo ajuste.

2) Usar os óculos a seu favor

Óculos a seu favor

Esta técnica é muito simples basta puxar a máscara bem para cima do nariz e usar o peso dos óculos para vedar as aberturas por onde o ar quente escapa.

Porém é preciso cuidar ao puxar a máscara pois ela ainda precisa estar abaixo do queixo e as mãos precisam estar devidamente limpas antes de tocá-la.

3) Passar sabonete seco nas lentes

Sabonete em barra artesanal

Segundo o médico espanhol Dr. Alejandro León, traumatologista de uma clinica na Espanha existe uma maneira simples de evitar lentes embaçadas pelo ar quente que vaza da máscara.

Todavia basta esfregar os dois lados das lentes do óculos com sabonete ou sabão seco e, depois limpar com um pano para remover o excesso do produto e polir as lentes novamente.

De acordo com o especialista depois deste pequeno truque basta colocar ambos os acessórios no rosto sem se preocupar com as lentes.

4) Fixar a máscara no rosto

Rolo de gases e micripore

Para usar esse método, favorito dos alunos de medicina, é necessário ter esparadrapo tipo micropore, pois outros tipos podem causar coceira, irritação e até feridas na pele.

Assim basta colar a parte superior da máscara no nariz com o adesivo que por ser feito para aderir a pele não causará problemas, a máscara não sairá do lugar nem as lentes ficarão embaçadas e, em virtude disto ficará mais fácil evitar colocar as mãos no rosto.

Você também pode se interessar por:

 

5) Lentes especiais

Outra forma de evitar o problema dos óculos com a máscara é recorrer as lentes que não embaçam, para isso é preciso adquirir lentes especiais que vem com um produto especial para ativar a propriedade antiembaçante, as pessoas devem aplicar uma gota do ativador em cada lado da lente própria para esse fim e espalhar em toda a superfície com um pano de microfibra.

Segundo especialistas em ótica a proteção contra o embaçamento pode se estender por até uma semana, caso as lentes não sejam molhadas.

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Crédito de imagem: pxhere

você pode gostar também