Medir a temperatura no pulso pode aumentar a transmissão da covid-19

Atualmente é norma de segurança que a temperatura corporal seja aferida, ou seja, medida, antes das pessoas entrarem em ambientes fechados como shoppings, mercados e escolas. Mas qual o local correto na hora de aferir a temperatura? Testa ou punho? Você também está em dúvida e não sabe mais no que acreditar? Então descubra conosco as respostas certas e se surpreenda com a verdade.

Covid-19 X segurança

man 4957154 640

Com toda a certeza ninguém estava preparado para encarar uma pandemia mundial, nem mesmo os especialistas sabiam exatamente qual a melhor forma de proteger a população contra o coronavírus.

Então começaram as primeiras notícias e logo apareceram as “fake News” sabotando toda e qualquer chance das pessoas, leigas da área médica e cientifica, de se sentirem seguras a respeito das informações e orientações transmitidas.

Inegavelmente as “fake News” foram e são um desserviço para a população que andam as cegas em meio a pandemia, na tentativa se manterem a salvo da covid-19.

Entretanto logo se tornou claro que o uso das máscaras e a higienização frequente das mãos são essenciais para evitar a contaminação por coronavírus e manter a covid-19 afastada.

Contudo outras medidas de segurança e prevenção começaram a ser executadas, entre elas a medição da temperatura corporal de todos que necessitassem entrar em locais fechados como mercados, farmácias e escolas.

Porém instantaneamente as famosas e implacáveis fake News voltaram a bombardear as pessoas, gerando dúvidas e inseguranças, até sobre qual a melhor forma de usar o mais simples dos instrumentos: termômetros digitais! E afinal é na testa ou no punho? O termômetro digital infravermelho é mesmo seguro? Vamos às respostas.

 É na testa ou no punho?

testa

Antes de mais nada vamos com calma pois todas estas perguntas serão respondidas facilmente. De acordo com o manual do fabricante do termômetro corporal digital infravermelho mais usado nos estabelecimentos comerciais, a temperatura deve-se ser aferida, ou seja, medida na TESTA ou no ouvido. Mas por que não no punho?

Simplesmente porque medir a temperatura em outras partes do corpo não fornece o valor preciso, pois as extremidades, no caso os punhos, são mais frias do que a região da cabeça.

Assim a probabilidade de alguém com febre entrar no mercado ou no shoppingo onde você e sua familia estão, é grande, devido ao falso negativo dado pelo termômetro por ter sido utilizado de forma incorreta.

Contudo é importante lembrar que se todos estiverem respeitando o uso das máscaras, higienizando bem as mãos e respeitando o distanciamento, dificilmente haverá a transmissão do vírus.

Afinal é sabido que apenas medir a temperatura na entrada dos estabelecimentos não evita que pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas como febre e tosse, entrem nestes locais.

Por isso é fundamental fazer uso correto de todas as medidas de segurança divulgadas nos sites oficiais para evitar que novos focos da doença apareçam.

Você também pode se interessar por:

O termômetro digital infravermelho é mesmo seguro?

termometro infra

Pois é, esta dúvida, nada razoável, apareceu devido a uma fake News muito bem elaborada onde se dizia que o infravermelho presente no termômetro digital causava danos a glândula pineal localizada no interior do cérebro ao medir a temperatura na testa.

Bem, esta notícia é uma grande MENTIRA, pois o infravermelho usado nos termômetros não penetra nas camadas profundas da pele e muito menos afeta o cérebro ou suas estruturas.

Para explicar melhor, o infravermelho é apenas um feixe de luz focada, refletida pela pele, da mesma maneira que a luz artificial do celular ou do abajur ao lado da cama.

Entretanto por causa desta fake News a população perdeu um forte aliado na luta contra a covid-19, pois de nada serve usar a tecnologia feita para salvar vidas, da forma errada.

Aliás vale lembrar que estas mesmas notícias falsas alarmaram a população afirmando que usar máscaras causaria intoxicação por gás carbônico e que o álcool gel em excesso deixaria o coronavírus mais resistente.

Inegavelmente o termômetro digital corporal infravermelho é totalmente seguro e um grande aliado na luta contra a transmissão da doença, mas deve ser usado corretamente.

O que se deve fazer então?

compare 5201278 640

Acima de tudo é fundamental não dar ouvidos a tudo o que se recebe nas mídias sociais a respeito da covid-19, pois a maioria é fake News e só irá gerar mais confusão.

Então a primeira coisa a fazer é procurar informação de fontes confiáveis como no site do ministério da saúde ou, faça uma visita ao posto de saúde próximo de onde mora, os médicos e enfermeiros estão aptos a esclarecer estas dúvidas.

Embora os danos causados pelas fake News sejam enormes para a saúde da população, ainda dá tempo de evitar que a covid-19 cause mais perdas.

Contudo, se mesmo assim ainda restarem dúvidas, principalmente sobre o uso correto do termômetro com infravermelho, disponibilizamos aqui o manual de um dos modelos mais usados para que não reste mais nenhuma dúvida quanto ao que deve ser feito: Ao chegar em qualquer estabelecimento, para a sua segurança e de sua familia, peça que façam a medição da temperatura na TESTA.

Créditosde imagem: Pixabay

Capa: https://www.vix.com/pt/saude/593656/medir-a-temperatura-no-pulso-nao-adianta-diz-especialista-que-explica-o-porque

Comentários
Carregando...