Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Barata o inseto mais odiado é útil para as pessoas

Nojo e medo são os sentimentos mais comuns associados à este animal. A Barata, o inseto mais odiado, é útil para as pessoas e, acredite, importante no campo e nas cidades. Existem cerca de cinco mil espécies de baratas no mundo e elas já estavam no planeta a quatrocentos milhões de anos, resistindo a todos os eventos de extinção.

Catsaridafobia

Termo complicado para definir o medo de baratas. Este inseto pertence a ordem Blattaria e seu tamanho pode variar de três milímetros à dez centímetros de comprimento, sendo que o maior tamanho registrado tinha vinte centímetros de comprimento, ou aproximadamente o tamanho da palma da mão. Suas cores podem ir do negro e marrom, nas mais comuns, e até vermelhas, verdes e amarelas nas zonas tropicais. Além de nos encher de nojo e de nos assustar quando aparecem no meio da madrugada  em nossos lares, para que servem?

A Barata o Inseto Odiado é Útil  para as Pessoas

As baratas fazem a faxina pesada na natureza e nas cidades isso porque elas comem matéria orgânica apodrecida, fezes, restos de cigarro, papel, tecido e plástico. Este paladar variado nos ajudaria a reduzir o lixo. O problema é que também são atraídas para alimentos de consumo humano, principalmente os doces e os ricos em gordura, tornado-os impróprios para nosso consumo. Além disso, o gosto das baratas por outros materiais faz com que objetos importantes como livros e roupas se tornem alvos de seu apetite. Sem falar no cheiro ruim que deixam nas coisas, isto porque elas liberam grande quantidade de feromônios indicando que estão sempre aptas a acasalar.

Você pode se interessar também:

 

Inimigos Naturais

As Baratas se adaptam a qualquer ambiente, mas preferem os locais úmidos e quentes, como os esgotos nas cidades. As temidas baratas voadoras ou Periplaneta Americana, são as mais comuns nos centros urbanos e nossas odiadas vizinhas de lar. Por isso, manter a higiene do ambiente e não acabar com seus inimigos naturais podem ajudar muito na hora de afastá-las do nosso meio. Lagartixas e pássaros como o Sabiá Laranjeira e a Graúna são predadores naturais destes insetos e nada perigosos para as pessoas, mas existem outros predadores, porém menos simpáticos como os morcegos, sapos, aranhas, formigas, escorpiões, besouros, vespas e até ratos que também se alimentam destes insetos.

As baratas são transmissoras de vírus, fungos, bactérias e hospedeiras de vermes prejudiciais a saúde das pessoas mas, também possuem seu papel na natureza e até nas grandes cidades. O importante é manter o equilíbrio natural pois na falta de um predador, o número populacional deste inseto seria ainda maior. Manter o ambiente limpo, removendo qualquer coisa que elas possam usar para se alimentar ou se reproduzir como caixas de papelão, restos de alimento e outros resíduos. Em um ambiente limpo com a natureza equilibrada, é livre de baratas para a paz dos  catsaridafobicos e para da saúde de todos nós.

 

 

você pode gostar também