Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

O mini robĂ´ que transporta pacotes sem chip ou bateria

Cientistas da Universidade de Tecnologia Holandesa de Eindhoven (TU/e) desenvolveram um mini robô de plástico que pode coletar e entregar pequenos pacotes, sem o uso de chips ou baterias. O robô tem um diâmetro de 2 centímetros, não maior que a largura aproximada de um dedo humano adulto e pode ser controlado com o uso de luz azul.

Cientistas da Universidade de Tecnologia Holandesa de Eindhoven (TU/e) desenvolveram um mini robô de plástico capaz de coletar e entregar pequenos pacotes, sem o uso de chip ou baterias. O robô, de 2 centímetros, não maior que a largura aproximada de um dedo humano adulto, pode ser controlado com o uso de luz azul.

Tudo isso não é apenas um experimento interessante para a diversão, pois os pesquisadores esperam poder usar o robô para uma variedade de aplicações.

A tecnologia por trás do mini robĂ´ Ă© uma continuação da pesquisa  anterior da Universidade Estadual de Eindhoven / Kent de 2017, onde os cientistas desenvolveram um novo tipo de polĂ­mero que pode ondular e se impulsionar para a frente sob a influĂŞncia da luz. Naquela Ă©poca, o material sĂł podia ‘se mover para a frente’ de uma maneira mais básica. O atual mini robĂ´ de plástico, produzido por um novo tipo de polĂ­mero, Ă© capaz de mover seus braços e pernas usando a luz de maneira mais eficiente. Com os braços, o robĂ´ pode carregar pequenos pacotes nas costas e, consequentemente, entregá-los precisamente no local correto.

Você também pode gostar:

Mas como o mini robĂ´ se move?

O polímero sensível à luz, é capaz de se mover quando um lado se contrai e o outro lado se expande. A luz azul gera a expansão para as pernas do robô se esticarem quando brilha sobre elas e se dobrarem quando se apaga. O robô pode ser conduzido em qualquer direção, simplesmente alterando a direção da luz. Além disso, é possível controlar os braços e as pernas independentemente um do outro, graças às cores diferentes que reagem a diferentes comprimentos de onda da luz.

É possível ver o perfeito funcionamento do mini robô no vídeo a seguir:

você pode gostar também