A maior casa impressa em 3D do mundo

A empresa americana SQ4D, com sede em Long Island, NY, especialista na construção de empreendimentos em 3D, acaba de imprimir a maior casa já feita com uma impressora 3D, com aproximadamente 175 m2 de área.

Prédios com mais de 800 m2 já foram construídos por outras empresas utilizando a impressão 3D, porém, esta é a primeira casa impressa e com certeza, construída em tempo recorde.

Exatas 48 horas foi o tempo que a SQ4D levou para finalizar a impressão da casa, em um total de 8 dias para aprontar o restante dos acabamentos. No México, casas com aproximadamente 50 m2 foram impressas em 3D em aproximadamente 24 horas; 2 vezes mais lento que a impressora utilizada pela SQ4D.

Além disso, a necessidade de se ter menos mão de obra, o menor tempo de construção do imóvel e o menor desperdício de materiais, fazem com que o custo seja extremamente menor, comparado aos meios tradicionais de construção.

Impressora 3D muito mais rápida no futuro

A empresa S-Squared 3D Printers, é a empresa responsável pela tecnologia por trás da impressora ARCS, utilizada pela SQ4D nesta construção. Novos aprimoramentos serão feitos na impressora que fará com que o tempo necessário para a impressões 3D reduza pela metade.

Na visão da SQ4D, a construção com concreto, permite maior resistência e segurança contra incêndios e a devastação do tempo em geral. Diferente dos Estados Unidos, que as casas na grande maioria são construídas por uma estrutura de madeira, encaixadas, forradas por algum material isolante e por fim revestidas com drywall, no Brasil, tem como a principal matéria prima, a utilização de tijolos e concreto na construção em geral.

Você também pode gostar:

O Autonomous Robotic Construction System, ou ARCS, como é chamado a impressora 3D, é capaz de construir fundações, eletrodutos e paredes internas e externas. Necessita de menos energia do que os métodos tradicionais de construção utilizados nos Estados Unidos, sendo ecologicamente mais correto, além de exigir apenas três trabalhadores, reduzindo enormemente os custos de construção.

Sabe-se que nos últimos anos, as impressoras 3D têm revolucionado a forma como as indústrias de diferentes setores, se aproveitam de suas possibilidades, aprimorando seus meios de produção.

Comentários
Carregando...