7 invenções que mudaram o seu mundo

Você pode até pensar que não pode viver sem o seu smartphone e a parafusadeira elétrica sem fio. Mas e as invenções que vieram antes deles? As civilizações inovam desde o início dos tempos para nos levar aonde estamos hoje. Aqui estão apenas 7 das muitas invenções que mudaram definitivamente o seu mundo.

 

Ferramentas de pedra

Ferramentas de Pedras

As ferramentas de pedra foram a tecnologia mais antiga da humanidade, inventada há mais de 2 milhões de anos pelo Homo habilis, um dos primeiros ancestrais humanos. Os instrumentos mais simples eram pedras afiadas produzidas batendo uma pedra contra outra.

Essa ferramenta multifuncional era usada para cortar, serrar ou esmagar. E foi a partir dela que muitas outras invenções surgiram. Você consegue imaginar?

 

Daguerreótipo

Daguerreótipo

A primeira máquina fotográfica de sucesso, o daguerreótipo, foi inventado por Louis-Jacques-Mandé Daguerre  e Nicéphore Niépce na década de 1830. A primeira tentativa de Niépce precisou de 8 horas de tempo de exposição e a de Daguerre precisou de 20 ou 30 minutos.

Agora, é claro, podemos tirar fotos de qualquer coisa que quisermos, a qualquer hora e instantaneamente. Obrigado, Daguerre e Niépce, por seu papel em tornar o Instagram possível.

 

Saxofone

Enquanto alguns instrumentos musicais existem há séculos (acredita-se que a flauta mais antiga tenha pelo menos 35.000 anos!), o saxofone é uma invenção relativamente recente.

O primeiro saxofone foi patenteado por Antoine-Joseph Sax em Paris em 1846 e foi o primeiro instrumento a combinar uma palheta (como em um clarinete) com um sino de bronze (como em uma trombeta). Sem seu som único, nunca teríamos ouvido jazz, ou qualquer um dos estilos musicais que seguiram seus passos.

 

Processo de Bessemer

Processo de Bessemer

O processo Bessemer tornou possível a produção em massa de aço. Essa foi uma grande inovação na construção e levou a muitos avanços importantes. O processo foi inventado de forma independente e simultânea por Sir Henry Bessemer (da Inglaterra) e William Kelly (dos EUA) na década de 1840.

Embora hoje em dia sejam usados ​​métodos diferentes para a fabricação de aço, o processo de Bessemer foi um importante componente de construção. Sem ele, não teríamos os arranha-céus altos que temos hoje.

 

Celulóide

O celulóide foi o primeiro plástico sintético e é extremamente importante para a vida como a conhecemos. Foi desenvolvido nas décadas de 1860 e 1870 pelo industrial e inventor John Wesley Hyatt. Antes disso, o mundo não podia ter sacos de plástico, tupperware ou relógios baratos.

Você também pode se interessar:

Edison cilindro fonógrafo

Edison cilindro fonógrafo

O fonógrafo de cilindro de Thomas Alva Edison trouxe música para as massas. Foi o primeiro tipo de toca-discos, que usou folhas de papel alumínio e uma caneta vibratória.

A invenção de 1857 estava muito longe do iPod, mas anunciava o início da música portátil. Basta pensar: antes do fonógrafo, se as pessoas queriam ouvir uma música, tinham que encontrar alguém para tocá-la. Imagine procurar Lady Gaga toda vez que você quisesse ouvir “Poker Face”.

 

Santos Dumont 1906

Santos Dumont

Uma lista de invenções seria simplesmente incompleta sem mencionar o voo histórico de Santos Dumont. Em 1906, Santos Dumont demonstrou que um avião podia sustentar voo sob o controle de um piloto, um feito que nunca havia sido realizado antes. Esta invenção mudou tudo no transporte de pessoas e cargas.

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Comentários
Carregando...