Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Tecido humano é usado para imprimir coração 3D

O primeiro coração humano com vasos sanguíneos, ventrículos e câmaras, foi impresso com uma impressora 3D por cientistas israelenses da Univesidade de Tel Aviv, na cidade de Jerusalém. O coração, que foi impresso em tamanho miniatura, com 3 cm de diâmetro, funciona perfeitamente e está palpitando.

A façanha abre caminho para transplantes, sem que haja o risco de rejeição, já que o órgão é feito a partir de células do próprio paciente. O professor Tal Dvir, que liderou o estudo, explica que “é a primeira vez que alguém, projeta e imprime com sucesso um coração inteiro, com células, vasos sanguíneos, ventrículos e câmaras”

“As pessoas conseguiram imprimir em 3D a estrutura de um coração no passado, mas não com células ou vasos sanguíneos. Nossos resultados demonstram o potencial de nossa abordagem para a engenharia de substituição personalizada de tecidos e órgãos no futuro.”

 

Como o coração foi impresso?

Tecido humano é usado para imprimir coração 3D

Para que o coração fosse impresso, foi feito uma pequena biópsia de tecido adiposo do paciente e separado as células. Dessa forma, as células foram reprogramadas para se tornarem células-tronco e, após, diferenciadas como células cardíacas e células de vasos sanguíneos.

Para a impressão, uma rede tridimensional extracelular (colágeno e glicoproteínas), foram processadas em um hidrogel, utilizado como tinta para a impressão. “No momento, as células podem se contrair, mas o coração completo não bombeia. Ainda é muito básico”, diz Dvir.

Você também pode gostar:

 

Próximos passos na impressão do coração humano

Apesar das limitações iniciais do estudo, Dvir diz que é preciso desenvolver mais o coração, para que num futuro próximo, ele possa ser transplantado em uma pessoa. “O próximo passo é fazer com que essas células se comuniquem entre elas, para que aprendam a se contrair juntas.” Futuramente, a equipe de pesquisadores, pretende transplantar os corações impressos em 3D, em modelos animais.

Embora nesta fase o coração 3D seja pequeno, do tamanho de um coração de coelho, para imprimir corações maiores, a tecnologia utilizada seria a mesma. Mas para isso, será preciso criar um método que possibilite criar células suficientes para produzir um coração humano.

É possível que em alguns anos, transplantar órgãos seja um procedimento rotineiro nos hospitais, bastante apenas imprimi-lo.

 

Crédito imagem: Advanced Science, Reuters

Curioso por mais matérias como esta? Navegue pelo site do Mundo do Curioso ou acesse nossas redes sociais no Facebook e Twitter.

você pode gostar também