Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Criador do CTRL C CTRL V morre aos 74 anos

Larry Gordon Tesler o criador do CTRL C CTRL V era formado em ciências da computação pela universidade de Stanford na Califórnia. De fato teve uma carreira memorável em empresas como a Xerox e a Apple. Mas ao sair da empresa de Steve Jobs em 1997 fundou sua própria empresa que desenvolvia software para ensinar crianças a programar.  Com 74 anos de idade, faleceu nos EUA na segunda feira 17 de fevereiro de 2020.

Tesler o Inventor

Linguagem de programação

A principio Tesler começou sua vida de inventor em 1973 na empresa xerox onde, juntamente com Tim Mott ele criou o processador Gypsy que continha os termos cortar, copiar e colar para edição de textos.

Além disso em 1980 saiu da empresa Xerox e começou a trabalhar para a Apple com Steve Jobs, onde exerceu vários cargos como o de Vice-Presidente da AppleNet, Vice-Presidente do Grupo de Tecnologia Avançada e até o de Cientista Chefe onde ajudou a desenvolver as Diretrizes de Interface Humana ou seja o software, isto é, a programação especifica dos primeiros computadores da empresa de Jobs, o Lisa e o Macintosh, as primeiras máquinas, com uma interface gráfica. A Diretriz dizia para os computadores como deveriam se apresentar e se comportar.

Além disso, foi um dos que incentivaram a criação do Macintosh, o sucessor do Lisa. Assim como participou ativamente no desenvolvimento da MacApp,  uma plataforma que atuaria,  inicialmente, como uma biblioteca onde estariam disponíveis aplicativos divididos por categorias para serem baixados no computador, ou seja onde se podia escolher o que gostaria de instalar  de classes para desenvolvimento de aplicativos. A precursora da Apple Store usada no iPhone e cujas ambas as tecnologias tornaram-se produtos comercializados pela Apple.

A Stagecast Software

Apple

Larry Tesler saiu da Apple em 1997 e abriu a própria empresa chamada Stagecast Software, que tinha o intuito de ensinar crianças a usar computadores e lhe permitiu dividir com elas seu entusiasmo pela programação ao ensinar-lhes esta linguagem através de um software desenvolvido pela sua empresa.

Desta forma ele havia adquirido este desejo de trabalhar com crianças e programação na época do Xerox PARC, quando trabalhou no Learning Research Group de Alan Kay, um dos inventores da linguagem de programação Smalltalk, e um dos pais do conceito de programação orientada a objetos, ganhando por esse trabalho o Prêmio Turing em 2003.

Além disso criou o laptop e a arquitetura das modernas interfaces gráficas dos computadores.

Você também pode se interessar por:

 

Morre aos 74 anos o criador do CTRL C CTRL V

Entretanto, por estar sempre em busca de novos desafios, Tesler saiu da  Stagecast Software e foi trabalhar para a Amazon em 2001, para o grupo Yahoo em 2005 e para a empresa de análise genética 23andMe em 2008.

Logo após, em 2009 Larry Tesler deixou a empresa e passou a se dedicar a função de consultor de empresas. De acordo com suas próprias palavras “Ajudo grandes e pequenas empresas a se destacarem no gerenciamento de pesquisa, design e engenharia”.

Entretanto ele ficou muito mais conhecido por criar a função mais usada no dia a dia de quem trabalha usando computadores, um facilitador na edição de textos: o Ctrl C + Ctrl V, o popular copia e cola. Aos 74 anos, o cientista morreu nos Estados Unidos e apesar de ter ficado popular pelo comando copia e cola, a verdade é que graças a ele e seu trabalho os computadores e seus sistemas se tornaram mais simples e, consequentemente, mais fáceis de usar.

você pode gostar também