Highland Cattle: A raça de gado mais fofa que você já viu

Highland Cattle ,esta simpática raça de gado possui uma aparência tão fofa que ganhou até aparições em vários desenhos da Disney e, em outros mais antigos, como o Pica-Pau e Tom e Jerry.

Com pelos longos cobrindo-lhes os olhos, chifres compridos e porte atarracado o Highland Cattle é irresistível como um ursinho de pelúcia.

Gado de Origem Celta

highland cattle

 A raça bovina é nativa da Escócia, porém a muito tempo já se espalhou por toda a Europa e Austrália.

Seu habitat natural são as Terras Altas na Escócia, cheias de montanhas com clima úmido e frio e nos meses de inverno, quando a paisagem fica coberta de neve, eles cavam o solo com os chifres em busca de alimento. Além disso o seu pelo longo e lanoso os protege do clima gelado e úmido.

O highland Cattle teria chegado a Grã Bretanha no período Neolítico, sendo que os primeiros registros documentados datam do século VI d.C. e mais tarde no século XII d.C. com dois tipos distintos.

 Um possuía todos os membros da raça na cor preta, estatura mais baixa e pelos muito longos; já o outro tinham a cor do pelo “dun” ou vermelha, eram maiores e, também, bastante peludos.

Entretanto, atualmente as diferenças entre esses dois tipos da mesma raça, praticamente desapareceu devido aos cruzamentos. Ainda existem as duas pelagens, porém a estatura e porte são os mesmos.

Você também pode se interessar por:

O highland Cattle é um gado de origem celta extremamente inteligente e amigável. Possuem um temperamento independente, preferindo pastar e procurar o próprio alimento em meio a neve, do que a ração oferecida dentro dos celeiros.

 Desta forma eles se alimentam melhor soltos do que confinados, chegando a consumir em 8 horas de pastagem 70kg de vegetação.

Outra característica desta raça de gado é a hierarquia dentro do rebanho. Os machos mais velhos comandam os demais membros, seguidos dos machos jovens e finalmente as fêmeas, completamente submissas.

 Inclusive machos de apenas 2 anos já possuem uma posição hierárquica na manada de mais autoridade do que fêmeas mais velhas.

Independentes, Fofos e Precoces

Os animais são muito protetores e carinhosos entre seus membros. Aliás costumam demonstrar seu afeto com lambidas, afagos e muitas brincadeiras.  

 Além da aparência engraçada e fofa com seu pelo longo, caindo na frente dos olhos deixando a mostra apenas o focinho largo e rosado, devido a sua natureza brincalhona fazem sucesso com as crianças.

O Highland, também conhecido como Gado Escocês de pelo longo ou “Vaca peluda” e, é criada principalmente pela sua carne, mas não é raro usarem seu couro coberto de pelos espessos como tapetes.

Atualmente a cor da pelagem do animal varia de cor podendo ser o “dun” ou vermelho, preto, branco, amarelo e até prata.

Na primavera sua pelagem começa a reduzir o volume de crescimento abrangendo todos os meses de verão.

gado branco

Por causa desta característica, esta raça especial se adapta facilmente em qualquer condição climática, desde o mais rigoroso inverno ao mais quente dos verões.

O Higland Cattle tem uma variação de altura de 90cm a 1 metro e 20cm e possuem um tempo de vida longo, sendo de 15 a 22 anos.

 Apesar de serem bastante pesados, em média de 500 a 800kg, são capazes de correr a uma velocidade de 40 km por hora.

 As fêmeas desta raça de gado já começam a ter seus primeiros bebês com 2 anos de idade e a gestação dura o mesmo que a dos seres humanos, 9 meses contudo os bezerrinhos se tornam completamente independentes da mãe com uma idade bem precoce, aos 6 meses de vida.

Em suma o Highland Cattle é independente, tem amadurecimento precoce e muito inteligente. Além de fofos com seu pelo longo e nariz rodado, são bastante afetuosos.

Quando criados próximos as pessoas esta raça de gado tende a ser bastante amigável e, apesar de preferirem ficar ao ar livre nas épocas mais rigorosas do inverno do que confinado em estábulos, vivem bem em cercados onde houver boa pastagem.

 Para as crianças são irresistíveis como grandes bichos de pelúcia, ainda mais por serem retratados nos desenhos animados.

Crédito de imagem: Bing Images e Pixabay

Comentários
Carregando...