O ar condicionado pode ser um transmissor da covid-19?
Muitas cidades do paÃs onde os surtos de covid-19 parecem estar sob controle, começaram a liberar o acesso das pessoas a certos locais públicos como Shoppings centers, por exemplo.
Porém o vÃrus ainda é um agente desconhecido e a covid-19,uma doença que parece ganhar novos sintomas a cada dia, aumentando as dúvidas das pessoas sobre como se proteger, mesmo com o uso de máscaras e higienizando as mãos.
Com a liberação de alguns shoppings, dúvidas sobre modos de transmissão em ambientes fechados aumentaram, principalmente se o ar condicionado pode ser um transmissor da covid-19.
Principalmente porque já é de conhecimento dos especialistas que os patógenos contidos no ar, de modo geral, são transmitidos de forma mais fácil em ambientes fechados, onde não há circulação de ar adequada.
Desta forma as gotÃculas existentes na respiração ficam espalhadas no ambiente saturando o ar sem ventilação.
Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento – Abrava
A instituição trabalha segundo os regulamentados do Ministério da Saúde e as resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determinam quais são os parâmetros para a qualidade do ar interno dos ambientes climatizados como os nÃveis de umidade, temperatura e até o fator de renovação do ar.
Desta forma, segundo a Abrava o ar condicionado só poderia transmitir coronavÃrus ou qualquer outro tipo de agente patogênico que fique suspenso no ambiente e seja transmissÃvel pelo ar, se os equipamentos de climatização não estiverem de acordo com as normas de manutenção e com os regulamentos de renovação especificados pela Anvisa.
Todavia as maneiras de contaminação e transmissão da doença causada pelo coronavÃrus através dos sistemas de ar condicionado e outros climatizadores de ambiente ainda está em análise, pois existem muitas formas de contaminação pelo vÃrus Sars-CoV-2.
Porém a principal é por meio do ar onde as partÃculas do vÃrus e gotÃculas contaminadas permanecem suspensas por um certo tempo, assim como outros agentes infecciosos.
Entretanto, de acordo com os especialistas da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, se os locais que necessitam de climatização, seja ar-condicionado ou sistemas de aquecimentos e ventilação, como escritórios, hospitais, supermercados e shoppings, entre outros, estiverem tendo o cuidado de manter as manutenções corretas.
Por exemplo limpeza dos ductos e filtros dos equipamentos, além dos cuidados de higienização do ambiente, tudo de acordo com as normas exigidas pelos orgãos responsáveis, os sistemas de climatização se tornam mais um fator positivo na luta contra a doença pois removeriam do ambiente as partÃculas contaminadas, segurando-as em seus sistemas de filtros , limpando o ar ambiente.
Você também pode se interessar por:
- Quem sofre de rinite alérgica faz parte do grupo de risco da Covid-19?
- Assintomáticos – 78% das pessoas contaminadas pelo coronavÃrus não apresentam sintomas
Itens que determinam a qualidade do ar em ambientes climatizados
Conforme a Abrava, apesar de não existir comprovação cientifica que os itens a seguir reduzam a contaminação por covid-19, ainda assim são condições que podem auxiliar positivamente a tornar o ambiente climatizado com ar condidionado de forma artificial mais seguro e saudável.
- Monitorar a qualidade do ar: é fundamental controlar os nÃveis de CO2 no ambiente, liberado durante a expiração, caso contrário o ar se torna tóxico, podendo causar dores de cabeça entre outros males;
- Renovar o ar do ambiente: permitir a entrada de ar fresco através de sistemas com filtros no ambiente, reduzindo a saturação do ar por poluentes;
- Temperatura e umidade: é fundamental controlar estes fatores não só pelo conforto das pessoas mas para evitar a proliferação de agentes patogênicos;
- Filtragem: item de segurança fundamental para evitar a circulação no ar climatizado de poluentes e de agentes infecciosos como fungos, bactérias e a covid-19.
Higienização e autocuidado
Antes de mais nada é fundamental ter em mente que a higienização correta dos ambientes climatizados, assim como dos equipamentos de ar condicionado, além do autocuidado, ou seja, usar máscara , lavar corretamente as mãos e, acima de tudo, não sair caso esteja em dúvidas quanto a própria saúde, são medidas que garantem o controle da doença e a redução das infecções.
Afinal nenhum sistema de climatização pode substituir estas atitudes que devemos tomar pelo bem da nossa saúde e das pessoas em volta.
Todavia, pesquisas já estão sendo feitas na China pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, a respeito dos sistemas de climatização de ambiente, se são fatores de risco de contaminação da covid-19.
Os pesquisadores pretendem lançar os resultados em julho para serem avaliados por vários outros especialistas até se ter respostas concretas. Porém a sua divulgação foi feita agora devido ao seu tema importante na contenção da pandemia.
Então, gostou da matéria?
Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.