Coronavírus: evite o ibuprofeno mas saiba porque

Segundo o Ministério da Saúde pessoas que estiverem com sintomas de gripe, principalmente os relacionados ao covid-19, não devem fazer uso de anti-inflamatórios como o ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não esteroides os AINE.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde,apenas medicamentos como paracetamol e dipirona devem ser ingeridos para baixar a febre e aliviar as dores do corpo. Ou seja, quando a questão for  Coronavírus: evite o ibuprofeno mas saiba porque.

Toda esta atenção ao ibuprofeno e medicamentos que contenham a mesma substancia ativa se deve ao modo como o fármaco atua no corpo. Conforme um artigo cientifico publicado na revista Lancet sobre o coronavírus, existe a possibilidade de anti-inflamatórios, incluindo o ibuprofeno, agravarem a infecção.

Aliás no artigo é mencionado estudos feitos sobre como as diversas variedades de coronavírus parecem usar uma enzima especifica conversora da angiotensina-2, ou ACE2, que possuímos normalmente no organismo, como porta para entrar nas células infectando-as.

Assim exitem suspeitas de que estes medicamentos aumentem a produção desta enzima no organismo, o que permitiria ao coronavírus maior facilidade de infectar o corpo todo de um individuo de forma muito mais acelerada, caso tenha tido contato com a doença, tornado ainda mais difícil sua recuperação.

Lista de medicamentos que possuem ibuprofeno

Advil
Algiflex
Algi-Reumatril
Alivium
Buprovil
Buscofem
Dalsyiculdade
Doraliv
Doraplax
Febsen
Ibuflex
Ibufran
Ibuliv
Ibupril
Ibuprofan
Ibuprofeno
Ibupromed
Ibuprotrat
Ibuvix
Iquego-Ibuprofeno
Lombalgina
Motrim
Novalfem
Otiun
Parartrin
Spidufen
Uniprofeno

Contudo, conforme a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) falta ainda comprovação cientifica quanto aos benefícios e malefícios de certos medicamentos como uso de retrovirais, cloroquina, interferon, vitamina C, entre outros, para tratamento de pacientes com o coronavírus.

Porém o uso de corticoide e ibuprofeno deve ser evitado, mas de acordo com o Ministério da Saúde os pacientes não devem  interromper seus tratamentos prescritos com medicamentos antiinflamatório, mesmo sendo composto por ibuprofeno, principalmente sem recomendação médica.

Ainda conforme a SBGG, juntamente com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o uso das medicações anti-hipertensivas IECA e BRA, não devem ser suspensas em casos de pacientes infectados pelo covid-19.

Você também pode se interessar por:

Além disso no caso dos idosos, principal grupo de risco desta epidemia, com mais de 80 anos que precisem de assistência por usa fragilidade física ou pessoas com idade acima de 60 anos e que tenham de outros problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial, doenças do coração, pulmão e rins e que apresentem ainda doenças neurológicas, que estejam em tratamento para câncer ou são portadores de imunossupressão, entre outras comorbidades, adotem medidas de restrição de contato social com o intuito de lhes salvaguardar a própria saúde e a de outras pessoas.

Desta forma devem evitar aglomerações,idas ao banco, viagens e o contato com pessoas que retornaram recentemente do exterior, além de evitar contatos próximos com crianças.

Apesar de o atendimento às pessoas idosas ser preferencialmente em feito em casa a recomendação é que qualquer pessoa que apresente febre e grande dificuldade em respirar ao ponto de não conseguir fazer coisas simples como andar pela casa, deve procurar uma unidade hospitalar. E acima de tudo, o consumo de qualquer medicação ou o seu término  deve ser sempre feita sob orientação médica.

Aliás seguir e respeitar as orientações dadas pelos profissionais da saúde, seja sobre medicações ou como no momento, muitos estados brasileiros pediram para que seus cidadãos fiquem de quarentena em casa, no intuito de se manterem saudáveis evitando uma superlotação dos hospitais e, assim, não tirando o lugar daqueles que realmente precisam, é fundamental para que o país vença essa pandemia.

 

Crédito de imagem: Pxhere

Comentários
Carregando...