Por que o pica pau bica a madeira?

O Pica Pau é um passarinho que povoa a imaginação das pessoas a muito tempo. Pois além de ter sido transformado em um famoso personagem dos desenhos infantis, também é uma com um comportamento curioso que provoca a seguinte pergunta: Por que o Pica Pau bica a madeira? Descubra as respostas com a gente.

Por que o Pica pau bica a Madeira

pica pau

O pica pau é uma bela ave de penas coloridas com um topete longo no alto cabeça, que chama tanta a atenção quanto o som que faz ao bicar o tronco das árvores.

Aliás no Brasil existem mais de 200 espécies de Pica pau com as mais variadas cores, podendo ir do amarelo dourado, amarelo vivo, vermelho, azulado, esverdeado e até o monocromático branco e preto.

Entretanto, independente da espécie todos os Pica paus possuem o mesmo comportamento de bicar o tronco das árvores, podendo executar até 100 bicadas por minutos na madeira.

Contudo por que será que o pica pau faz isso? Na verdade, existem três razões principais: Demarcar território e comunicação, alimentação e construção do Ninho.

Demarcando Território e se comunicando

Inegavelmente o Pica pau possui uma anatomia bem peculiar com os músculos do pescoço rígidos bem como os ossos do crânio e o bico muito fortes, para suportar as batidas contra a madeira sem causar-lhes dano físico.

Além disso suas patas são formadas por três dedos, sendo dois na frente e um posterior com unhas longas e curvas que funcionam como ganchos para fixar o pica pau na casca das árvores facilitando as bicadas.

Então ao contrário da maioria das outras aves que se comunicam través do canto, o pica pau usa os sons produzidos pelo bater do seu bico nos troncos para se comunicar com outros machos ou com sua parceira.

Ou seja, quando o Pica pau apenas tamborila na madeira sem furar o tronco, ele está indicando aos demais pássaros da mesma espécie que o território já tem um dono. Assim quanto mais alto o som das batidas mais forte é o macho dominante perante seus rivais.

Mas dependendo do ritmo das batidas o Pica pau pode estar apenas dizendo às fêmeas que está disponível para o acasalamento ou, avisando sua parceira da necessidade de retornar ao ninho, provavelmente pela presença de predadores na área.

Você também pode se interessar por:

Construção do Ninho

Embora o Brasil tenha ima diversidade enorme de aves, a maioria delas tem um ponto em comum: precisam de um ninho para criar os filhotes.

Tanto que alguns destes ninhos costumam dar um show de criatividade e, até desafiam os mais criativos e experientes arquitetos humanos, graças as suas formas que parecem desafiar as leis da física.

Entretanto o ninho feito pelo pica pau, com toda a certeza, faz jus ao seu dono sendo construído dentro dos troncos ou em cupinzeiros abandonados nas árvores.

O pássaro bica o tronco até abrir um buraco fundo o suficiente para entrar e chocar os ovos, mas que mantenha os predadores do lado de fora, principalmente Tucanos, cobras e outros répteis.

Aliás a fêmea geralmente coloca entre dois e cinco ovos chocados por, aproximadamente, 12 dias pelo casal.

Além disso depois que o Pica pau abandona o ninho outras espécies se beneficiam de suas tocas como periquitos, araçaris, micos-leões e até pequenos répteis.

Alimentação

Com toda a certeza esta é a principal razão pela qual o curioso pica pau bica a madeira: para se alimentar. Isto porque o seu prato favorito, as larvas de insetos, ficam escondidas no interior dos troncos e para alcançá-los somente bicando a madeira.

Porém o Pica pau também gosta de comer outras coisas como insetos, sementes, frutas e até seiva de árvore.

Aliás este último alimento pode causar um comportamento inesperado nas aves, pois quando a seiva fermenta após ser consumida pelo Pica pau, se transforma em álcool deixando a ave, literalmente, bêbada por um certo tempo.

O fim do Pica pau

mountain 2596480 640

Infelizmente a maior ameaça capaz de extinguir os pica paus do Brasil é o ser humano e o crescimento das cidades em área de floresta.

 De fato, os Pica paus são muito sensíveis ao desmatamento da mata Atlântica, pois o pica pau não faz ninho em eucalipto, muito usado em áreas de reflorestamento e, devido ao crescimento urbano, os insetos e frutos do qual se alimenta acabam destruídos, expulsando as aves da região para não morrerem de fome.

Além disso quando fazem seus ninhos perto de fazendas, acabam morrendo envenenados por causa dos inseticidas usados na agricultura.

Desta forma os biólogos constataram que a presença de pica paus em uma determinada região é um bom sinal. Pois significa que o meio ambiente do local ainda está preservado o suficiente para eles e, portanto, para muitas outras espécies que dependem do pica pau para sobreviver

Comentários
Carregando...