Por que o pica-pau bica a madeira?

A diversidade da fauna brasileira é abundante e característica conforme suas regiões. Segundo o ICMBio, existe hoje catalogado no mundo, 10.426 espécies de aves, sendo que 1.919 dessas espécies são encontradas no Brasil, mas particularmente, uma delas chama mais atenção. Existem aproximadamente 50 espécies de Pica-Pau catalogadas no Brasil e estas aves, possuem uma característica muito intrigante, como por que o pica-pau bica a madeira.

Parece estranho, mas este comportamento é baseado em razões lógicas que fazem parte do seu estilo de vida e sobrevivência. A primeira e mais importante delas, é a forma como os pica-paus se alimentam. Eles possuem uma audição muito aguçada e conseguem ouvir o barulho das larvas, cupins ou qualquer outro inseto que esteja se mexendo dentro dos troncos das árvores. Assim como a espécie de ave mergulhão-caçador que mergulha para caçar peixes para sua alimentação, o pica-pau perfura o tronco das árvores com o seu bico para encontrar sua comida. Ainda para ajudar, ele possui uma língua extremamente comprida e pegajosa, que auxilia na hora de capturar seu alimento.

 

Você também pode gostar:

 

Ao contrário de muitos outros pássaros que se comunicam através de seus cantos, o pica-pau se comunica por meio dos sons que seu bico emite ao bater nas árvores. Essas batidas também ajudam a espantar predadores e a atrair parceiros para se acasalar. Quando um parceiro é escolhido, o ninho é esculpido com seu bico diretamente em um tronco de árvore, cavocando um buraco ao invés de juntar galho e grama como outras aves.

É através do som das suas bicadas que eles demarcam território. Todo animal e até seres humanos, de certa forma, demarcam seu território. Como forma de proteção, este hábito de demarcação, mantem afastado possíveis predadores e para algumas espécies de animais, serve para mostrar quem é a autoridade naquele território. Para os pica-paus, o som mais alto da sua bicada, deixa claro para outras aves a sua presença naquele ambiente.

Os pica-paus possuem uma estrutura apropriada que permite bicar a madeira continuamente, sem que se machuquem. Com seu bico extremamente resistente e seu pescoço rígido, eles são capazes de bicar até 10 mil vezes durante um dia inteiro.

Da natureza do pica-pau, esta característica é necessária para a sua sobrevivência e bem-estar. Como o crescimento urbano é maior a cada dia, e isto vem afetando o meio ambiente aonde o pica-pau vive, para se adaptar a essa nova realidade eles passaram a causar alguns prejuízos nas estruturas de madeira das áreas urbanas.

Apesar desta característica destruidora que o pica-pau pode ter em ambientes urbanos, eles são vistos como uma parte única da natureza. Com suas belas cores e sua mania de bicar, ele encanta a todos que o avistam.

Comentários
Carregando...