2 Receitas simples de álcool gel caseiro contra o covid-19

No dia 31 de dezembro de 2019 as autoridades chinesas notificaram a OMS, Organização Mundial de Saúde, a respeito do caso de uma pneumonia peculiar em Wuhan, um grande centro da China com 11 milhões de habitantes. A OMS então emitiu um alerta sobre o agente causador, o coronavírus. No entanto quando o patógeno começou a se alastrar pela China não se imaginou que se transformaria numa pandemia mundial, principalmente de forma tão acelerada e tão pouco que o álcool gel viraria artigo raro.

O coronavírus, relatado pela primeira vez em 2019 é similar ao betacoronavírus encontrados em animais silvestres como morcegos, cobras e alguns animais marinhos. Ainda não se sabe como o paciente inicial foi contaminado e apesar da suspeita recair sobre a ingestão de a alimento feito com um animal infectado, não se tem comprovação. Porém o coronavírus original e suas demais mutações a MERS-Cov, o coronavírus que surgiu no Oriente Médio e a SARS-CoV o coronavírus relacionado à síndrome respiratória aguda grave são geneticamente distintas do SARS-CoV-2 ou como é chamado o Novo Coronavírus, Covid-19.

No Brasil, o primeiro caso confirmado foi registrado em SP no dia 25 de fevereiro e o doente teria sido contaminado no norte da Itália. Desde então, são muitos os casos suspeitos e vários confirmados no país.Inegavelmente agora, em consequência, começou uma segunda pandemia: a do medo.

Então itens como luvas, máscaras e álcool gel somem das prateleiras de supermercados e farmácias no país inteiro e, quando são encontrados, estão com os preços exorbitantes, muitos mais de 100% acima do valor original. Devido a isso, a população para se proteger do SARS-CoV-2 procura soluções alternativas que substitua de forma eficaz o que está em falta ou encontrado com valores abusivos. Desta forma uma das soluções é  fabricar o próprio álcool gel em casa.
Primeiramente o álcool gel caseiro funciona exatamente como o vendido pelas farmácias e outros estabelecimentos, tem custo  acessível e ainda pode possuir o aroma que o individuo desejar. Além disso o álcool gel caseiro tem durabilidade de seis meses se armazenado num frasco de vidro escuro, longe da luz do sol e do calor.

Todavia reutilizar recipientes plásticos com boa vedação como os de creme para as mãos ou de qualquer outro produto, desde que seja bem lavado e esterilizado, além de portátil, para se levar na bolsa são ótima opção.

Receitas de álcool gel caseiro

Álcool gel básico

Para fazer este álcool gel caseiro básico, são necessários apenas dois itens encontrados em qualquer mercado ou farmácia:

  • Um frasco de álcool liquido 70% ou 90% de 500ml ou dois de 250 ml
  • Um frasco de gel para cabelo transparente de sua preferencia

Primeiramente, ao usar  álcool comum 70% ou 90%, é fundamental lembrar que quanto maior a porcentagem menor a quantidade de água o produto contém assim maior será o nível de etanol, ou álcool etílico do produto, o que eleva sua eficiência e, Gel comum para cabelo.
Então em uma vasilha esterilizada deve-se misturar 500 ml de álcool comum com três colheres de sopa de gel de cabelo transparente, mas o álcool deve ser acrescentado aos poucos no gel para que fique com a consistência correta e seja uma mistura homogênea. Assim, depois de finalizado, basta armazenar o seu álcool gel no frasco que desejar, desde que bem limpo e esterilizado.

Você também pode se interessar por:

Álcool gel simples e perfumado

Para fazer este álcool gel caseiro, são necessários apenas três itens encontrados em qualquer mercado e farmácia:

  • Um frasco de gel puro de aloé vera
  • um frasco de álcool 70% ou 90%
  • 4 gotas de óleo essencial antisséptico da sua preferencia. Exemplo: óleo essencial de Melaleuca, Canela ou Capim-Limão.

Assim sendo basta  misturar em um recipiente limpo e esterilizado ou 160ml ou 2/3  de xícara de álcool liquido 90% ou 70% em 80 ml ou 1/3 de xícara de Aloé vera em gel puro, encontrado em qualquer farmácia, e por fim, adicionar quatro gotas de um dos óleos essenciais antissépticos, que vão potencializar a ação bactericida do produto, mas sem esquecer de adicionar aos poucos o álcool liquido no gel para se obter a consistência correta.

Aliás o gel de aloé vera é indicado devido as suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e atua na suavização de manchas da pele, além de dar a consistência de gel a solução.

Contudo não se deve esquecer que a melhor forma de se proteger contra a pandemia é o cuidado com a higiene pessoal através da lavagem cuidadosa das mãos, principalmente após vir de locais ou transportes públicos, evitar aglomerações e, por fim, o uso de álcool gel.

Todavia  se já estiver sentindo sintomas como tosse, febre, coriza e dificuldades em respirar, usar mascaras de proteção para evitar que outras pessoas fiquem contaminadas e que devem ser trocadas três vezes ao dia.

Comentários
Carregando...