Sapo Wolverine o curioso sapo com garras e pelos!

A natureza esconde animais tão incríveis que fica difícil acreditar que possam existir pois mais parecem ter saído de um filme de ficção cientifica. É o caso do curioso Sapo Wolverine, que possui garras e pelos, lembrando o super herói mutante, Wolverine, das histórias da Marvel.

Wolverine

Sapos X Rãs

Existem quase 5000 espécies de sapos conhecidas no mundo e precisam viver próximo a água ou em ambientes úmidos, principalmente por causa dos seus ovos e girinos que dependem da presença da água para se desenvolver.

Inegavelmente os sapos possuem a pele rugosa e seca com patas grandes de dedos alongados.

Sapo

Enquanto  que as rãs possuem uma membrana entre os dedos das patas e a pele completamente lisa e úmida, ao contrário dos sapos.

Além disso possuem tamanho, peso e porte bem menor do que os sapos. Mas para muitas pessoas é muito difícil distinguir entre ambos os animais e esta confusão é comum.

Rã

Contudo ambos os anfíbios possuem uma língua comprida, musculosa e bastante grudenta utilizada para caçar insetos, sua principal fonte de alimento.

Você também pode se interessar por:

Sapo Wolverine o curioso sapo com garras e pelos

Curiosamente na África, um sapo com uma característica bastante incomuns foi descoberto pois possui pelos no corpo e garras afiadas.

Assim como o Wolverine, personagem das histórias em quadrinhos, que projetava seus ossos através da pele das mãos para se proteger, o anfíbio projeta seus ossos para fora das patas, formando garras no intuito de se defender dos predadores.

Identificado pelos cientistas como Trichobatrachos robustus, o Sapo Wolverine tem essas garras ósseas nas patas traseiras.

Garras

Quando o animal se sente ameaçado ele contrai um músculo responsável por ejetar esses ossos pontiagudos, rasgando a pele.

As garras se encontram dentro de uma bolsa de tecido conjuntivo nas extremidades das patas.

De acordo com os especialistas este processo deve ser bastante doloroso para o animal.

Entretanto não se sabe com certeza se as garras ósseas se retraem rapidamente ou se é um  processo gradual, mas por ser um anfíbio acredita-se que os ferimentos causados nos tecidos tenham a cicatrização acelerada.

Inegavelmente também conhecido como o Sapo Peludo, este anfíbio só se alimenta de insetos.

Aliás seus pelos localizados nas laterais do corpo são extremamente vascularizados e longos servindo para aumentar sua capacidade de absorver oxigênio.

Desta forma o sapo wolverine tem mais energia na hora de proteger a prole.

Sapo Wolverine

Embora chegue a medir 11cm de comprimento, não costuma ser um animal agressivo, só expelindo suas garras em caso de extrema ameaça, principalmente no momento defender seus filhotes.

Porém muitos caçadores ao entrarem em contato com este animal preferem mata-lo a distancia com lanças ou facões evitando acidentes com suas garras.

Infelizmente os cientistas só conseguiram estudar animais mortos e desta forma muitas questões ainda não possuem respostas.

Todavia eles sabem que são os machos os responsáveis por cuidar dos filhotes e as garras estão presentes tanto em sapos machos como nas fêmeas.

Segundo David Blackburn especialista do Museu de Zoologia da Universidade de Harvard, na Inglaterra : ” …outros sapos possuem uma espinha dorsal com projeções, mas neste caso os ossos crescem através da pele ao invés de perfura-la na hora de se defender.”

Para Ian Stephen especialista em repteis e anfíbios da sociedade Zoológica de Londres, existem outros sapos que desenvolvem em seus dedos pequenos espinhos mas somente durante o período de acasalamento, situação totalmente diferente da observada no Sapo Wolverine.

Contudo é preciso observar que a maioria dos sapos são inofensivos aos seres humanos e por ser um predador de insetos, seu papel na natureza é extremamente útil ás pessoas.

sapo caçando

Créditos de imagem: Bing Images 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

Comentários
Carregando...