Os 7 tipos mais raros e incríveis de mel produzidos no Mundo!

O mel é o alimento mais completo da natureza, pois além de açucares como a frutose e a glicose, também possui vitaminas e proteínas. Além disso, o mel é um remédio potente, sendo um antibiótico natural de amplo aspecto. Mas quais são os tipos de mel que existem? Do mel de laranjeira a um tipo de mel alucinógeno exótico, separamos os tipos mais diferentes para você escolher o melhor, e bom apetite.

Um pouquinho da história do mel

história do mel

Foi na Grécia antiga que nasceu a apicultura e, o mel produzido era utilizado no alimento de bebês e crianças, em doces e bolos. Além disso, as mulheres o utilizavam na produção de cosméticos, principalmente na fabricação dos batons.

No Egito antigo, era muito usado não só como alimento, mas como remédio por ser um excelente bactericida. Assim como a cera dos favos, retirada das colmeias, era muito usada em velas e para vedar os jarros que continham as sementes armazenadas no silos e nas tumbas, que serviriam de alimentos para o espirito no outro mundo.

Além da cera, outro produto feito pelas abelhas, o própolis, é juntamente com o mel, outro antibiótico natural potente e de amplo aspecto. No mundo todo, desde o início da civilização, o mel é muito popular e fundamental no cotidiano das pessoas. Conheça os tipos mais raros e incríveis de mel produzidos no mundo.

Os 7 tipos mais raros e incríveis de mel produzidos no Mundo

1-Mel de flor de laranjeira

flor-de-laranjeira

Encontrado em quase todas as regiões do brasil, principalmente em São Paulo e Minas Gerias, este mel é muito apreciado devido ao seu sabor suave e seu aroma. Do ton dourado claro, ele é ideal para ser ingerido como adoçante de chás, bolos e misturados com alguns queijos de sabor suave como ricota ou Brie.

2-Mel de eucalipto

flor-de-eucalipto

Mais escuro que do que o mel de laranjeira, ele tem um aroma mais intenso e um sabor forte e levemente amargo. Porém muito rico em minerais e vitaminas, é muito usado como remédio, principalmente expectorante infantil. Para doces, ele é considerado muito forte, mas para adoçar chás ou leite morno para ajudar crianças gripadas a dormir é excelente.

3-Mel de Cipó-Uva

Cipó-uva

Completamente transparente, este mel é mais conhecido e encontrado em Minas Gerais e no Cerrado. É um excelente substituto para o açúcar e adoçantes, além de muito mais saudável.

Podendo ser consumido com granolas, chás, frutas, bolos e outros doces. Além disso, este mel é rico em vitaminas, aminoácidos, minerais, ácidos naturais e proteínas.

Terapeuticamente é ideal para tratar cólicas menstruais e doenças uterina. Também auxilia o organismo na absorção do cálcio e a reter magnésio.

4-Mel da Uruçu-amarela

Uruçu-amarela

Considerado o melhor mel do Brasil de acordo com o concurso da Ame-Rio de 2016, este mel é produzido no estado do Pará. Este mel é muito ácido, mas também muito saboroso e por isso muito procurado.

A abelha Tujiva responsável por este mel está em extinção o que torna o produto ainda mais raro.

O mel da Uruçu-amarela é fermentado, tanto que quem o prova tem a sensação de beber um licor de sabor amadeirado, excelente para ser consumido em pratos da alta gastronomia ou como acompanhamento de queijos leves.

5-Mel da flor do Café

Flor-de-café

Este mel é raro e muito procurado, pois é produzido em pouca quantidade e somente durante a floração do café. Ao contrário do fruto, o mel da flor do café é de um dourado cristalino, é doce e só pode ser encontrado entre os meses de setembro e outubro, durante os setes dias de florada da planta.

O mel de café tem efeitos terapêuticos trazendo benefícios para o coração, é diurético, analgésico, estimulante do sistema nervoso, além de dilatar os brônquios auxiliando pessoas asmáticas ou portadoras de doenças como bronquites e bronquiolites. Mas, principalmente, possui um sabor único, doce e delicioso.

Você também pode se interessar por:

6-Mel de melato da Bragatinga ou mel de cochonilha

mel-da-bragatinga

Este mel é produzido na região sul do país, principalmente em Santa Catarina, e é considerado um dos melhores do mundo. Para ser feito são necessárias abelhas especificas, uma planta chamada Bragatinga e um inseto chamado cochonilha.

O mel só é produzido pelas abelhas nos períodos de escassez de flores e, portanto, há falta de néctar disponível na natureza. As abelhas colhem o liquido que as cochonilhas expelem ao se alimentar da seiva da Bragatinga, produzindo este mel raro e tão peculiar.

O produto, também chamado de melato, é mais escuro e doce do que o mel tradicional, além de possuir muito mais minerais e de não cristalizar. Em 2017 foi considerado um dos melhores méis do mundo num congresso de especialistas realizado na Turquia.

7-Mel Alucinógeno

mel do Himalaia

Este raríssimo mel é produzido somente pelas Abelhas Gigantes do Himalaia e possui um tom avermelhado, sendo chamado pelos nativos da região de Mad Honey ou mel louco!

Este mel é considerado insano devido aos seus efeitos alucinógenos e só pode ser colhido pelos nativos do leste do Nepal. Um povo chamado Kulung que se arrisca escalando penhascos de mais de 90 metros de altura, sujeitos a picadas muito doloridas destas abelhas, consideradas agressivas, para conseguir um pouco do Mad Honey.

As abelhas desta região consomem o néctar de uma flor, que durante a primavera produz uma toxina potente. O mel feito por estas abelhas possui efeitos psicotrópicos e somente duas colheres de chá, limite máximo para não sofrer uma overdose, é o suficiente para ter alucinações, delírios, alterações de temperatura corporal, náuseas, paralisia no corpo todo e desidratação. Doses maiores do que duas colherinhas, podem ser fatais.

Entretanto, os nativos conhecem este mel o suficiente para saber a dose certa para usar como remédio, eficaz no tratamento de feridas e tosses, além se ser um ótimo analgésico. Devido a sua raridade e aos seus efeitos similares as drogas perigosas, 500g deste mel pode custar 180 dólares, as vezes mais. Além disso, é um produto cada vez mais difícil de ser encontrado no mercado.

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Comentários
Carregando...