Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Assintomáticos – 78% das pessoas contaminadas pelo coronavírus não apresentam sintomas

A pandemia do COVID-19 continua a se espalhar, com 1,5 milhão de casos e quase 90.000 mortes relatadas em todo o mundo a partir de 7 de abril. Para diminuir a disseminação e reduzir a mortalidade, governos de todo o mundo adotaram medidas de distanciamento social. Quando essas medidas são suspensas, espera-se que a “curva epidêmica achatada” comece a subir novamente na ausência de uma vacina.

Como a maioria dos testes que ocorre em diversos países, os casos confirmados até agora, são em grande parte das pessoas que apresentam sintomas. Mas, para prever com precisão as consequências do levantamento das restrições, precisamos entender quantas pessoas com COVID-19 não apresentam sintomas e até que ponto são contagiosas.

Um estudo recente, publicado no British Medical Journal, sugeriu que 78% das pessoas com COVID-19 não apresentam sintomas.

Os resultados estão alinhados com a pesquisa de uma vila italiana no epicentro do surto, mostrando que 50% a 75% eram assintomáticos, mas representavam “uma fonte formidável” de contágio. Um estudo islandês recente também mostrou que cerca de 50% daqueles que testaram positivo para COVID-19 em um exercício de teste em larga escala eram assintomáticos.

Enquanto isso, um relatório da OMS descobriu que “80% das infecções são leves ou assintomáticos, 15% são infecções graves e 5% são infecções críticas”. Embora não saibamos que proporção desses 80% era puramente assintomático ou exatamente como os casos foram contados, novamente aponta para uma grande maioria de casos que não vão ao hospital e estão sendo testados.

O novo estudo do BMJ é aparentemente diferente dos achados de estudos anteriores da pandemia, que sugeriram que a proporção de assintomático do COVID-19 é pequena: 17,9% no navio Diamond Princess Cruise e 33,3% nos japoneses que foram evacuados. Wuhan.

O novo artigo é baseado em dados coletados que as autoridades chinesas começaram a publicar diariamente a partir de 1º de abril sobre o número de novos casos de coronavírus no país que são assintomáticos. Ele relata que “um total de 130 das 166 novas infecções (78%) identificadas nas 24 horas até a tarde da quarta-feira 1 de abril eram assintomáticas”. Eles dizem que os 36 casos sintomáticos “envolveram chegadas do exterior”, citando a Comissão Nacional de Saúde da China.

Os novos dados do BMJ são extremamente importantes, pois a maioria das novas informações e descobertas divulgadas diariamente em todo o mundo são da proporção potencialmente pequena de pessoas que apresentaram sintomas, procuraram ajuda hospitalar, realizaram um teste e deram positivo. Isso é diferente de epidemias anteriores, como a SARS, onde a maioria das infecções era sintomática e poderia ser rastreada.

Por fim, o amplo teste de anticorpos, que ainda não é iminente, poderá nos dizer quantas pessoas já tiveram o COVID-19. Isso dará uma melhor aproximação do número total de infecções e será importante na tomada de decisões sobre o levantamento de medidas de distanciamento social.

Por exemplo, se o teste de anticorpos sugerir que uma grande proporção da população já teve COVID-19, há uma chance menor de casos assintomáticos e não diagnosticados disseminarem a infecção assim que as restrições forem levantadas. Mas se apenas uma proporção muito pequena da população teve a infecção, o levantamento das medidas de distanciamento social pode ter que ser adiado até que as estratégias de vacinação estejam prontas para serem implementadas.

 

Ajustando os modelos (sintomáticos x assintomáticos)

Exame de sangue

A modelagem matemática nos permite desenvolver uma estrutura para imitar a realidade usando expressões e parâmetros de fórmula com base no que sabemos sobre a propagação do vírus. Os modelos podem ser refinados para replicar aspectos conhecidos – por exemplo, o número de infecções e mortes relatadas devido ao COVID-19. Esses modelos podem ser usados ​​para fazer uma previsão sobre o futuro.

Idealmente, um modelo matemático para disseminação de doenças infecciosas deve basear-se em parâmetros que incluem a população de pessoas suscetíveis, as expostas ao vírus, as infectadas pelo vírus e as recuperadas. O grupo infectado pelo vírus pode ainda ser dividido em grupos populacionais assintomáticos e sintomáticos que podem ser modelados separadamente. Mas atualmente, existem grandes incertezas em torno desses números.

As novas informações serão cruciais para abordar algumas dessas incertezas e desenvolver estruturas de modelagem mais robustas e confiáveis. Isso ocorre porque, embora a modelagem tenha um forte poder preditivo, ela é tão boa quanto os dados que usa.

Os dados atualmente em uso são de pessoas que testaram positivo para infecções por COVID-19. E se as infecções assintomáticas são uma grande proporção das infecções por COVID-19, como as estimativas recentes parecem sugerir, vários parâmetros do modelo precisam ser refinados e reconsiderados. Não sabemos quantas pessoas os modelos atuais assumem como assintomáticos, mas pode ser diferente dos 78% sugeridos recentemente.

Aumentar esse número reduziria consideravelmente a taxa de mortalidade de casos – a proporção de mortes por número de infecções. Isso porque, embora o número de mortes relacionadas ao COVID-19 seja claramente contável, essa nova evidência sugere que há muito mais infecções do que pensávamos, com uma grande proporção assintomática.

Também há muita pouca informação disponível para estimar o parâmetro do modelo que descreve o tempo que leva para uma infecção progredir de assintomática para sintomática. Um estudo de Cingapura sugeriu que a progressão ocorre dentro de um a três dias. Confirmar isso alterará notavelmente as previsões do modelo.

Você também pode gostar:

Portanto, embora o novo estudo sugira que uma grande proporção de pessoas já tenha tido o COVID-19, não podemos dizer isso com certeza. Por fim, precisamos de uma grande estratégia de teste geral de anticorpos para confirmá-la.

Só então podemos discutir se o Brasil ou qualquer outro pais, alcançou a “imunidade de sua população”, pela qual pessoas suficientes foram infectadas para se tornarem imunes ao vírus para esta pandemia ao ponto de relaxar as medidas de distanciamento social.

Crédito imagem: pixabay

Curioso por mais matérias como esta? Navegue pelo site do Mundo do Curioso ou acesse nossas redes sociais no Facebook e Twitter.

você pode gostar também