A rara Cegonha Bico de Sapato

Este incrível animal é originário do continente africano, encontrado do Sudão à Zâmbia e a sua melhor definição é que parece ter saído de um filme de ficção produzido por Steven Spielberg. A rara ave Bico de Sapato.

O bico de sapato ou Balaeniceps rex parece ser uma mistura estranha de cegonha com garça e pelicano, tudo unido de uma forma fantástica, pois possui características de todas estas aves.

Esta cegonha peculiar foi descoberta e descrita pela primeira vez no século XIX  e ainda intriga os cientistas devido as suas características e comportamento interessantes.

Características

Bico de Sapato

O Bico de sapato possui este nome porque sua característica mais marcante é o seu bico grande e largo que faz lembrar um tamanco holandês. Suas penas tem cor cinza azulada com o peito e barriga brancos com pernas longas e escuras, como uma garça.

Seu ninho é feito no chão com pedaços de bambus e plantas aquáticas disponíveis que ele trama no solo. Geralmente, coloca no máximo dois ovos por vez na época de poucas chuvas quando as águas dos pântanos ficam baixas, porém os filhotes nascem quando os terrenos estão mais alagadiços e demoram para se separar dos pais para se tornarem independentes.

Nos outros países o Bico de sapato é chamado de Shoebill e é uma ave de grande porte medindo cerca de 1,40 metros de altura, além disso suas asas possuem 260 cm de comprimento e pode pesar de 4 a 7 kg.

Os olhos deste pássaro chamam a atenção pois sua cor é uma mistura de cinza claro com amarelo até chegar ao tom de amarelo intenso, fazendo lembrar os olhos de um felino.

Este pássaro exótico prefere habitar as regiões pantanosas de onde retira seu alimento, geralmente rãs e peixes que consegue pescar. Mas também come filhotes de crocodilo, outros pequenos lagartos, cobras, roedores, pequenas aves e até plantas aquáticas como Taboa e Papiro.

Você também pode se interessar por:

Curiosidades

O Bico de Sapato é curiosamente preguiçoso e acomodado, só mudando de habitat quando não encontra água e comida. Além disso é uma ave de comportamento solitário, só de unindo a um parceiro na época do acasalamento.

Depois que se casalam costumam ser monogâmicos, porém isto não significa que sejam fiéis aos seus parceiros, como ocorre com os pinguins.

Surpreendentemente esta cegonha vive cerca de 50 anos, o que é um tempo bastante longo para uma ave e os machos desta espécie são muito maiores do que as fêmeas, o que facilita a identificação quando observados em bando.

Quanto ao seu território, costuma ocupar cerca de 3 ou 4 quilômetros quadrados e em todo este espaço não há mais do que três ninhos por quilometro.

Depois que os filhotes nascem, ao contrário dos adultos com sua cor cinza azulada, os bebês possuem penugem e penas marrom e demoram para se separar dos pais.

Todavia depois que se separam estas aves não gostam de serem incomodadas nem de viver próximas uma das outras, apesar de ficarem em bando, são animais que vivem bem sozinhos.

Por outro lado, infelizmente o Bico de Sapato está em risco, acredita-se que não tenha mais do que 10 mil indivíduos na natureza devido a destruição de seus habitats por causa da pecuária, incêndios ilegais e infelizmente por causa de crenças religiosas onde o povo acredita que estas grandes aves são mal presságio.

Nada poderia estar mais errado, pois estas cegonhas controlam a quantidade de crocodilos e cobras na região, animais perigosos para os seres humanos.

 

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Comentários
Carregando...