5 dicas para ajudar a equilibrar a rotina durante o Isolamento

O isolamento forçado pela pandemia de coronavírus evidenciou em muitos lares a sobrecarga de tarefas e responsabilidades sobre os ombros das mulheres, principalmente as mães, por acumularem os cuidados com as crianças, os afazeres domésticos, trabalho remoto e termina por deixar de lado os cuidados consigo mesma.

Em virtude disto é fundamental que a família converse e isto inclui os pequenos com idade para entender o que será preciso mudar para que todos consigam lidar com esta nova situação e se apoiar neste momento.

Criar uma nova rotina é fundamental na tentativa de equilibrar o trabalho remoto, a rotina dos filhos com os afazeres escolares e as demandas de atenção, além dos afazeres domésticos. Desta forma disponibilizamos 5 dicas para ajudar a equilibrar a rotina durante o isolamento.

 

1 Nova Rotina

Inegavelmente as tarefas domésticas e a responsabilidade com os filhos recai sobre as mulheres e com o isolamento social isto fica ainda mais complicado e gera muito stress.

Assim é importante que todos se apoiem e conversem sobre uma nova rotina para a família com outras combinações e arranjos diferentes, na divisão das responsabilidades, seja com o parceiro com com demais membros da família. Por exemplo:

  • Organizar turnos de trabalho Home Office diferentes entre o casal, pois assim sempre terá um atendendo as crianças ou a casa enquanto o outro trabalha remoto;
  • Definir, juntamente com os pequenos, novos horários para as brincadeiras, para as atividades escolares e para as tarefinhas de casa como guardar os brinquedos e arrumar as camas, se já tiverem idade para executar tais coisas;
  • Dividir a responsabilidade com a educação escolar das crianças, onde o casal pode se revesar os dias para auxiliar os pequenos com as atividades enquanto o outro pode trabalhar remoto ou atender algum afazer doméstico. Assim não fica apenas um cônjuge com essa responsabilidade;
  • Organizar um momento para realizar alguma atividade física, seja dançar, alongar ou fazer polichinelos, o importante é se movimentar e rir um pouco. Isto vai manter a saúde de todos e ainda auxiliar as crianças a gastar a energia acumulada neste período.

 

2 Momento Família

Depois que a nova rotina for organizada, este momento é um dos mais importantes ou seja definir um horário onde ninguém está trabalhando ou executando afazeres domésticos nem escolar, mas juntos para conversar sobre coisas boas que ocorreram durante o dia e ajustar o que for preciso.

Além disso, atividades como ver um filme, cozinhar ou qualquer outra coisa que afamilia prefira para relaxar e adquirir boas lembranças neste momento difícil.

Certamente estes momentos irão fortalecer os laços entre todos os membros da família e mesmo que a presença de todos ao mesmo tempo em casa seja complicado e traga desafios, valem a pena pois as crianças crescem e depois ficam as boas memorias e histórias pra contar.

 

3 Usar a Tecnologia de forma criativa

Mesmo que se consiga organizar da melhor forma as atividades e dividir as tarefas, sempre acontece aquele dia em que nada parece dar certo.

Então ao invés de transformar um dia complicado num péssimo dia, porque não respirar fundo e fazer uma pausa, para as coisas se encaixarem novamente?

A tecnologia está aí não só para trabalho ou diversão individual, assim que tal uma chamada de vídeo surpresa e conversar com aqueles amigos ou familiares que moram longe ?

Certamente resultarão em risadas, história antigas e novas além de muita descontração. Esta atitude pode não só aliviar as tensões do seu dia ruim mas também alegrar o dia de outras pessoas que também estão passando pelas dificuldades do isolamento.

 

4 Montar um Mural dos desejos

Uma boa sugestão para aliviar a rotina do isolamento é criar um mural dos desejos a serem realizados depois da pandemia. Por exemplo:

  • Matar a saudade dos avós pessoalmente;
  • Visitar um lugar novo;
  • Comer algo que nunca experimentou;
  • Ir à praia ou tomar aquele sorvete enorme com os pequenos;
  • Separar roupas e brinquedos para doar e levar à alguma instituição que necessite, compaixão sempre faz bem.

Com certeza tudo pode ir para o mural dos desejos que, depois de pronto, pode ser colocado num lugar de fácil acesso, assim todas as novas idéias podem ser colocadas lá.

Desde que todos da família estejam de acordo com as atividades propostas, mas o importante é que todos se divirtam e tenham objetivos para realizar quando o isolamento terminar.

 

Você também pode se interessar por:

 

5 Um tempo para si mesmo

Tire um tempinho para olhar para si mesmo e tentar se conhecer melhor, afinal todos sairemos diferentes desta situação e é importante descobrir que tipo de pessoa estamos nos tornando com tantas mudanças.

Mas acima de tudo, ao inserir na nova rotina um momento onde cada um dos cônjuges tenha uma hora só para si mesmo, seja usada para um banho demorado, ler um livro, estudar algo novo ou simplesmente relaxar e dormir um pouco, porém com a certeza de que não haverá interrupções dos pequenos, nem do marido ou esposa pode ser fundamental para a saúde emocional.

Essa hora individual, principalmente para aquelas pessoas que tem por característica de personalidade gostar de estar só eventualmente, sente falta destes momentos e, essa pode ser a solução para que todos consigam ter suas necessidades atendidas, tanto físicas quanto emocionais, sem sobrecarregar nenhum membro da família.

Comentários
Carregando...