Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Coronavírus: Pessoas com sangue tipo A podem ser mais vulneráveis ao Covid-19

Sabe-se que algumas doenças e infecções virais podem apresentar sintomas mais intensos em pessoas com tipos sanguíneos específicos  como o norovírus tipo Norwalk e a Hepatite B. Segundo um estudo ainda não revisado, feito por cientistas Chineses em Wuhan e Shenzhen, o SARS-Cov2 o sangue tipo A pode ter esta característica.

Desta forma, os pesquisadores acreditam que a Covid-19 parece ter maior força sintomática em indivíduos com tipagem sanguínea específica, ou seja, pessoas com tipo sanguíneo A podem ser mais vulneráveis a Covid-19.

Os Tipos Sanguíneos

células do sangue

primeiramente o sangue é composto, entre outras coisas, pelas hemácias ou glóbulos vermelhos, e são revestidos por proteínas chamadas de antígenos que especificam a tipagem sanguínea, ou seja antígenos do tipo A,B,AB e O.

Além disso existe outro tipo de antígeno chamado RhD, quando o sangue tem RhD, é do tipo positivo e quando não tem, é do tipo negativo. Desta forma as pessoas possuem os seguintes tipos sanguíneos A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+, O- .

De acordo com estas características já se sabe que alguns agentes patogênicos parecem preferir certas tipagens sanguíneas, é o caso do Norovírus do tipo Norwalk.

Muito comum na Inglaterra e América do norte, este agente patogênico tende a atingir muito mais pessoas com sangue tipo A e causa surtos de gastroenterite, sendo responsável por mais de 90% dos casos.

Assim como a maioria dos vírus, o Norovírus se espalha muito fácil e rapidamente de pessoa para pessoa, e consegue sobreviver vários dias num ambiente fechado e sobre superfícies como mesas e objetos. Além de não ter um tratamento, os sintomas duram vários dias e a imunidade do vírus dura apenas quatorze semanas.

Você também pode se interessar por:

 

Covid-19 e a vulnerabilidade do sangue tipo A

De acordo com o estudo realizado por cientistas e pesquisadores chineses em Wuhan e Shenzhen, foram avaliados padrões de grupos sanguíneos de 2.173 pessoas diagnosticadas com covid-19 no Hospital Zhongnan e aparentemente pessoas com tipo sanguíneo A podem ser mais vulneráveis a Covid-19 .

Desta forma a pesquisa, realizada a partir das estatísticas das  entradas no hospital de pacientes com a doença confirmada, foi publicada na plataforma científica MedRxiv e ainda não foi revisada para ser 100% validada, mas aparentemente o SARS-Cov2 pode ter esta característica. A Covid-19 parece ter maior força sintomática em indivíduos com a tipagem sanguínea especifica A.Ainda conforme a pesquisa, indivíduos com tipo sanguíneo O aparentam ter menos suscetibilidade para a doença.

Segundo Wang Xinghuan, cientista responsável pela pesquisa indivíduos com tipo sanguíneo A precisam de “proteção pessoal especialmente reforçada” no intuito de reduzir os riscos de contrair a covid-19, enquanto os já infectados devem ficar em “observação mais vigilante e tratamento agressivo”.

Aliás de acordo com Wang Xinghuan “Pode ser útil adotar a identificação da tipagem sanguínea ABO em pacientes e equipes médicas como parte rotineira do gerenciamento de SAR-Cov2 e outras infecções por coronavírus, para ajudar a definir as opções de gerenciamento e avaliar os níveis de exposição das pessoas ao risco.”

Antes de mais nada, na pesquisa foi constatado que 85 doentes dos 206 pacientes que morreram de covid-19 na cidade Wuhan tinham sangue tipo A, ou seja, um número 63% superior aos mortos do tipo sanguíneo O.
É provável , de acordo com a pesquisa, que a maior suscetibilidade dos indivíduos com sangue tipo A teria relação com à presença de anticorpos naturais no sangue destas pessoas,entretanto os cientistas precisam de mais e estudos para comprovar esta teoria.

Aliás, ainda segundo o estudo chines esta é a primeira observação de uma associação entre o tipo sanguíneo ABO e  a doença COVID-19. Inegavelmente, a pesquisa precisa de mais aprofundamento e mais tempo até obter resultados incontestáveis de que existe esta relação e como funciona.

Porém, no momento a prioridade da maioria dos médicos e cientistas do mudo é conseguir uma vacina ou um medicamento contra a Covid-19 e as demais cepas de coronavírus.

 

você pode gostar também